«É com agrado que anuncio que Cláudia Azevedo é a vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2026, por escolha unânime do júri desta edição. Enquanto CEO da Sonae, Cláudia Azevedo tem demonstrado uma liderança estratégica com impacto relevante na economia portuguesa, sempre alinhada com a inovação, o desenvolvimento e a responsabilidade social», disse o reitor da UC, Amílcar Falcão, que preside ao júri.
Assim, Cláudia Azevedo vê o reconhecimento do seu mérito, uma vez que, segundo o reitor, «é um exemplo de empreendedorismo e de liderança, com uma preocupação permanente com a ligação entre as empresas e a Educação». A CEO, filha de Belmiro de Azevedo, um dos homens mais ricos do país e herdeira do seu património, consegue assim o reconhecimento do seu percurso alcançado a pulso.
Para Inês Rocha de Gouveia, vice-presidente do júri e presidente da Fundação Santander, Cláudia Azevedo «merece receber este Prémio tão prestigiado pelo contributo que tem dado ao longo de anos a Portugal e aos portugueses, na criação de emprego e de valor económico e social», não mencionando a política de baixos salários e elevados níveis precariedade nas empresas da empresária que engrossou as margens de lucro com a inflação.
Criado em 2004, o Prémio UC é constituído por uma Medalha e um Diploma, e pela atribuição de uma Bolsa de Investigação & Inovação Santander, no valor de 15 mil euros, com a finalidade de desenvolver um trabalho numa área a definir com o contributo do premiado, certamente algo que Cláudia Azevedo precisa.
O galadão que a Universidade de Coimbra decidiu atribuir a uma das pessoas mais ricas do país acaba por representar a forma como as instituições estão reféns do poder económico. O mérito de Cláudia Azevedo foi ter nascido num berço de ouro.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
