Numa pergunta escrita, o deputado do PCP no Parlamento Europeu questiona a Comissão Europeia sobre as medidas de emergência que serão accionadas pela União Europeia para apoiar o sector das pescas e aquicultura em Portugal, nomeadamente, o «apoio aos pescadores e pequenos armadores afectados», considerando que é sobre estes que recaem as consequências negativas de toda esta situação.
João Oliveira chama ainda a atenção para outras actividades em terra ligadas à pesca e que foram indirectamente afectadas, «já que a falta de actividade pesqueira afecta também as actividades da reparação naval, das lotas, da comercialização e distribuição do pescado e da restauração», face à destruição provocada pela sucessão de temporais. Por outro lado, são de considerar os impactos que os temporais tiveram na destruição de instalações destinadas à pesca, como portos, barras, abrigos, embarcações.
O deputado do PCP fala num sector a braços com múltiplos problemas, com os pescadores impedidos de ir ao mar, numa situação dramática que atinge «milhares de pessoas, havendo já relatos de famílias a passar fome».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
