|mau tempo

Câmara de Sesimbra contesta desinformação sobre deslizamento na Praia da Califórnia

A autarquia desmente que haja risco iminente de os prédios ruírem na Praia da Califórnia, após a derrocada desta madrugada, lamentando o «semear» de «desinformação». 

Sesimbra é um destino turístico mas sem resposta ao nível de serviços de urgência, alerta o Município
Créditos / Visit Portugal

A chuva intensa que se tem feito sentir originou um deslizamento de terras na Praia da Califórnia, em Sesimbra, no distrito de Setúbal. Fonte oficial da autarquia confirmou ao AbrilAbril que os serviços municipais e a equipa de Protecção Civil estiveram no local, tendo verificado que o incidente não colocou em risco a estabilidade do edifício nem pessoas e bens, não havendo assim «fundamento» para o que foi descrito pela jornalista do Correio da Manhã TV (CMTV).

Segundo a reportagem, os edifícios estariam em risco de derrocada iminente, mas, critica a autarquia, sem ter «consultado qualquer fonte oficial ou técnica que sustente tal informação».

Apesar de não haver aumento de risco associado, a Câmara Municipal de Sesimbra esclarece num comunicado que estes edifícios, construídos há várias décadas, se situam em zonas de falésias instáveis, monitorizadas pela Agência Portuguesa de Ambiente, entidade que está a elaborar um estudo para estabilização do local.

Quanto à afirmação avançada pela CMTV de que «um dos edifícios está a ser construído», a Câmara de Sesimbra declara que se trata de um edifício «cuja construção se iniciou ainda nos anos 60 do século XX, e cuja fachada está a ser pintada pelo condomínio». 

«A Câmara Municipal de Sesimbra lamenta que numa altura em que grande parte dos municípios estão a fazer um grande esforço para ajudar as populações e para manter as infra-estruturas e empresas locais a funcionar haja um órgão de comunicação que se dedique a transmitir informação deste género, contribuindo para semear a desinformação e para dificultar os trabalhos de todos os que tentam ajudar os afectados no terreno», lê-se na nota.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui