Há mais de 20 anos que a Praia do Ouro, em Sesimbra, hasteia a bandeira azul, símbolo do «cumprimento de uma série de rigorosos critérios ambientais, educacionais, de segurança e acessibilidade». Esse histórico foi interrompido quando, na quinta-feira, a Agência Portuguesa do Ambiente detectou a presença de valores elevados de uma bactéria (resultado de descargas irregulares), interditando a praia a banhos.
Esta situação motivou a imediata intervenção da Câmara Municipal de Sesimbra (CMS), que deu início a um processo inspectivo. À agência Lusa, Francisco Jesus, presidente da autarquia eleito pela CDU, considerou a situação «inadmissível». Foram feitas «duas descargas a duas sextas-feiras» numa zona balnear, pondo em causa a qualidade das águas, e apenas foram «comunicadas três dias depois, numa segunda-feira, sem haver um telefonema. Isto foi tratado com uma leviandade e com um sentido de irresponsabilidade brutal».
O trabalho de campo desenvolvido nos últimos dias por técnicos da Câmara Municipal, SIMARSUL e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), comprovou que «os incidentes que causaram os constrangimentos no funcionamento da ETAR foram resultantes de descargas irregulares de resíduos provenientes do Porto de Sesimbra no sistema de águas residuais», um facto já assumido pela APSS. Uma das descargas superou os 500 metros cúbicos de águas não tratadas.
Numa reunião realizada na segunda-feira, a pedido da autarquia (em que participaram a SIMARSUL, a APSS e a Docapesca), foi alcançado o compromisso de melhorar a comunicação entre as entidades, «para permitir uma intervenção mais rápida em caso de necessidade», e determinou-se, por proposta da Câmara Municipal, «a realização de uma vistoria urgente e mapeamento da infraestrutura do sistema de águas residuais e pluviais internas do Porto de Sesimbra».
Para a autarquia, é indispensável garantir que «a situação ocorrida nos últimos dias não se repita», sendo necessário tomar todas as «medidas técnicas» para proteger as praias e a população de Sesimbra.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui