Da leitura deste livro, que será publicado em breve, importa sublinhar que se trata de telegramas escritos por Frank Carlucci, à época embaixador dos EUA em Lisboa, e que ajudam a perceber que não houve qualquer tentativa de golpe das forças de esquerda, nos planos político e militar.
Ao longo do conjunto de telegramas e dos documentos anexos compilados n'A contra-revolução de Novembro, podemos verificar a profunda interacção entre a embaixada dos Estados Unidos e membros destacados do PS e do PSD, incluindo os respectivos líderes, que, juntamente com diversos membros do VI Governo, como Melo Antunes, iam ao beija-mão do embaixador Frank Carlucci e do governo dos EUA.
Entretanto, devemos referir que, muito do que foi escrito, continua considerado secreto ou está inacessível mesmo na Wikileaks ou nos arquivos do Departamento de Estado. Aliás, um facto curioso é que, nas centenas de telegramas deste livro, o nome de Ramalho Eanes não aparece uma única vez, o que ilustra bem o muito que estes telegramas não contam, e o imenso caminho que falta desbravar.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
