Já começaram os dois meses intensamente dedicados às letras na vila de Santiago do Cacém, o Outono Literário promete agitar o panorama cultural com uma oferta diversificada, pensada para estimular o gosto pelos livros e pela leitura em públicos de todas as idades.
Na vasta agenda destacam-se os prestigiados Encontros com o Escritor, que levarão nomes conhecidos da literatura portuguesa a Santiago do Cacém e a Vila Nova de Santo André. A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca recebe Francisco Moita Flores no dia 25 de Outubro e a consagrada Lídia Jorge a 8 de Novembro. Já a Biblioteca Municipal Manuel José «do Tojal», em Santo André, terá a presença do conhecido comentador e autor Mário Augusto, a 11 de Outubro, e da cantora e escritora Luísa Sobral, a 22 de Novembro.
O Outono Literário não se esquece dos mais novos nem das famílias. A iniciativa Este sábado é teu! traz actividades como as Fábulas de Fedro – Histórias de areia, no dia 4 de Outubro, e a oficina para famílias O Jardim Secreto, no dia 29 de Novembro. A pensar nos bebés até aos 36 meses, surge a performance poética interactiva Devaneios Poéticos de um Bebé, com Ana Mourato, a 15 de Novembro.
Um dos momentos altos do programa será a cerimónia de apresentação da obra vencedora da XV edição do «Prémio de Conto Manuel da Fonseca», marcada para 18 de Outubro, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca. A obra distinguida, que conquistou a unanimidade do júri, é Contos do Senhor Tomás da Graça (dez contos e três intervalos), da autoria de Eduardo Palaio, que concorreu sob o pseudónimo Joachim Guerra.
As artes plásticas também terão espaço neste festival, até 1 de Novembro o público pode visitar a Alquimia de Papel, de Maya Mitten, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, e a exposição de ilustração Na cor de cada coisa, de Sara Malafaia, na Biblioteca Municipal Manuel José «do Tojal».
A encerrar o ciclo está o Vinho a Nós – um Jantar Literário, que contará com as presenças de Bru Junça e Ana Lage. O evento, que se realiza no dia 29 de Novembro, é aberto ao público em geral e à comunidade imigrante, marcando o ponto final num Outono que promete ser repleto de histórias.
A programação inclui sessões regulares nas escolas: Hora do Conto, com alunos do pré-escolar e do 1º. ciclo do Ensino Básico, e Viver com a Escrita, que levará autores como Raquel Costa, Inês Barata Raposo e Telma Tvon aos alunos do 2º. e 3º. ciclos do Ensino Básico e Secundário do concelho.
A programação completa com datas e horários pode ser consultada no site da Câmara de Santiago do Cacém.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui