|literatura

Congresso em Setúbal e Palmela assinala centenário de Luiz Pacheco

A vida e obra de Luiz Pacheco vão ser evocadas num congresso a realizar nos dias 22 e 23 de Outubro, em Setúbal e Palmela, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do escritor.

CréditosJosé Carlos Carvalho / DN / LUSA

O Congresso Luiz Pacheco Passeia por Todo o Papel (1925-2025) integra o programa promovido em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, que ao longo do ano presta homenagem ao autor e crítico literário. Nascido em Lisboa, a 7 de Maio de 1925, Luiz Pacheco residiu longos períodos em Setúbal, cidade com a qual manteve fortes ligações.

De entrada gratuita, mediante inscrição, o encontro reúne diversos especialistas que, ao longo de dois dias, vão partilhar reflexões sobre a obra do escritor, conhecido pela sua irreverência e papel marcante na literatura portuguesa.

O primeiro dia decorre no Cinema Charlot – Auditório Municipal, em Setúbal, a partir das 13h45, com a sessão de abertura. Seguem-se apresentações de Pedro Piedade Marques, Fernando Ribeiro de Mello, Sofia A. Carvalho, Ana da Silva, Cláudio da Silva e Zetho da Cunha Gonçalves. Às 18h15 terá lugar um momento de leituras encenadas por Catarina Nunes de Almeida, Duarte Drumond Braga e Pedro Feteira, evocando a actualidade da escrita de Luiz Pacheco.

No dia 23, o congresso prossegue na Biblioteca Municipal de Palmela, com dois paineis a partir das 14h00 e das 16h30. Entre os oradores estão Fernando Cabral Martins, Rui Zink, Rui Sousa, António Cândido Franco, Mara Rosa, António Fernando Cascais e Carlotta Defenu. O encerramento está marcado para as 18h45, com a inauguração de exposição.

A iniciativa integra o projeto UnderDig, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), coordenado pelo investigador Rui Sousa, e é financiada por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Conta ainda com o apoio das câmaras municipais de Setúbal e Palmela, da Casa da Liberdade – Mário Cesariny/Perve Galeria, do Instituto Politécnico de Santarém e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui