Nasceu em Murça em 1940, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e fez o Curso Superior de Canto do Conservatório de Música do Porto.
Resistente antifascista, homem do 25 de Abril e militante comunista, destacou-se sempre pela sua dimensão humana, pelo empenho cívico e pelo seu profundo sentido de justiça social.
Foi sócio fundador do Sindicato dos Professores do Norte, e integrou várias listas da APU e da CDU para a Assembleia da República e para as autarquias locais, tendo sido eleito, nomeadamente, para a Assembleia Municipal do Porto.
Enquanto professor, desenvolveu um longo percurso em diversas instituições, tendo sido presidente do Conselho Directivo do Liceu Alexandre Herculano (Porto) e do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, assim como director pedagógico da Academia de Música de Viana do Castelo e da Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore (Porto). Presidiu também ao Conselho Científico da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.
José Luís Borges Coelho foi fundador, director artístico e maestro do Coral de Letras da Universidade do Porto (até 2023), e dirigiu, entre outros, o Coro Misto Sacro de S. Tarcísio, o Orfeão do Porto, o Coro do Círculo Portuense de Ópera e o Ensemble Clepsidra.
Integrou o Conselho de Administração da Sociedade Porto 2001 e da Fundação Casa da Música, e foi membro dos conselhos gerais da Culturporto, da Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, do Conservatório de Música do Porto e da Cooperativa Árvore.
Borges Coelho foi ainda distinguido com o Galardão de Mérito Associativo, pela Associação das Colectividades do Concelho do Porto, com a Medalha de Honra da Cidade do Porto e, em 2017, com o título Doutor Honoris Causa, pela Universidade do Porto.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui