|Câmara de Lisboa

Junta de Arroios boicota o Arraial dos Santos Populares da revista Divergente

Organizado anualmente, a publicação online Divergente usa os fundos arrecadados no Arraial dos Santos Populares para manter a sua actividade. Este ano a Junta de Freguesia de Arroios recusou-se a emitir a licença para a realização do evento, mas permite que outros o façam na mesma rua. 

CréditosEGEAC / EGEAC

Numa publicação na rede social Instagram, a revista digital Divergente está a acusar a Junta de Freguesia de Arroios de «boicote». Segundo a publicação, o Executivo PSD/CDS-PP não está a impedir a realização do seu habitual Arraial dos Santos Populares.

Basicamente a Junta recusa dar à Divergente a licença necessária para a realização do evento, justificando que está em curso uma obra na rua onde era pretendido realizar o Arraial que é onde também se situa a sede da revista. A revista alega, porém, que «a obra está atrasada», é «distante da redação» e, como tal, «em nada impede a realização do Arraial».

A Divergente diz já ter tentado resolver o impasse, mas «o Executivo recusou sempre colaborar e encontrar alternativas, numa acção de boicote». Para ilustrar o que parece ser uma decisão premeditada, a revista diz que a Junta vai autorizar, na mesma rua, o Arraial organizado pelo Clube Atlético de Arroios. 

A não realização do evento condiciona o futuro da revista, uma vez que o dinheiro angariado serviria para financiar o seu trabalho. A Divergente apresenta-se como uma revista digital sem fins lucrativos e não aceita publicidade. Neste sentido, até porque os fundos comunitários que recebe não cobrem todos os custos da sua actividade, o Arraial dos Santos Populares reveste-se de particular importância. 

Apesar deste «boicote», a revista parece não ter desistido e apela a todos os seus leitores e seguidores a enviarem um email a mostrar o seu desagrado à presidente da junta, Madalena Natividade, independente das listas do CDS-PP, ou directamente à Junta de Freguesia de Arroios. O corpo do texto pode ser encontrado na página de Instagram «Moradores de Lisboa».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui