|censura

Mais um caso. Câmara de Barcelos «cancela» sessão de «Por Dentro do Chega»

A apresentação do livro do jornalista Miguel Carvalho, programada para a biblioteca municipal, foi travada pela Câmara de Barcelos (PSD/CDS-PP), poucos meses depois de Penacova. Sessão mantém-se no dia 16, agora no IPCA.

A 3 de Março de 2026, o secretário da vereadora de Cultura da Câmara Municipal de Barcelos (CMB), de maioria PSD/CDS-PP, confirmou a cedência do espaço da Biblioteca Municipal a Paulo Vila, do SETE JORNAL, para a organização da apresentação do livro «Por Dentro do Chega», do jornalista Miguel Carvalho, com a presença do também jornalista Paulo Pena (autor do livro «Fábrica de Mentiras – Viagem ao Mundo das Fake News»). O mote da discussão era a «importância do jornalismo no combate à desinformação».

Os impedimentos começaram a surgir no final de Abril, quando a sessão começou a ser divulgada publicamente. A autarquia dirigiu à redacção «um pedido inusitado», refere editorial do SETE JORNAL: estavam agora obrigados a «requerer» novamente à câmara aquilo «que já tinha sido autorizado» pela CMB. Não é caso único. Em Janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Penacova deu ordem directa para cancelar uma sessão já agendada sobre esta mesma obra.

A direcção do jornal não encontra explicação para a súbita, indispensável e nunca antes referida necessidade de assegurar o cumprimento das «práticas definidas no procedimento interno relativo à cedência de utilização dos auditórios». Este procedimento implica, explica o jornal, «a formalização de pedido dirigido ao Sr. presidente da Câmara Municipal, bem como a aprovação em reunião de Câmara, quando aplicável, da isenção do pagamento da respectiva taxa de utilização».

«Não se alcança o propósito consubstanciado numa "necessidade" nunca antes apontada que obrigue a "reenviar" um "novo email" a solicitar o que já tinha sido requerido e, inequivocamente, estava autorizado há quase dois meses». O SETE JORNAL apresentou um pedido formal para que a CMB reiterasse a cedência do espaço num prazo atendível. Os organizadores não ficaram sem resposta: «a resposta foi o silêncio».

A sessão terá agora lugar no dia 16 de Maio, às 21h30, no Auditório Dr. António Martins, na Escola Superior de Gestão, contando com a presença dos jornalistas Miguel Carvalho e Paulo Pena, moderados por Zita Fonseca, do SETE JORNAL.

Ameaças do vereador do Chega na Câmara Municipal de Silves não impedem a realização de sessão sobre «Por Dentro do Chega» com apoio da autarquia

«Os quase 1.800.000,00 portugueses saberão dar uma resposta serena a estes actos», ameaçou José Paulo de Sousa, vereador do Chega na Câmara Municipal de Silves. Em causa está a realização de uma apresentação do livro Por Dentro do Chega promovida pela autarquia, de maioria CDU, e que se realizará na noite desta sexta-feira.

O eleito do Chega considera «uma vergonha, utilizarem-se lugares públicos para serem divulgadas agendas de extrema-esquerda», referindo-se ao trabalho jornalístico que reúne inúmeras entrevistas dadas livremente a Miguel Carvalho por antigos e actuais colegas de José Paulo de Sousa, e cuja exposição o verador considera «chocantes».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui