|buzinão

Utentes promovem buzinão na Ponte 25 de Abril

O protesto pela redução dos preços dos combustíveis, convocado pela Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul (CUTMS), realiza-se amanhã, às 7h45, no viaduto do Pragal.

Aquando da sua inauguração, a Ponte 25 de Abril era a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos da América
Aquando da sua inauguração, a Ponte 25 de Abril era a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos da AméricaCréditos

O aumento exponencial dos preços dos combustíveis mantém-se inalterado, decorrente da «recusa do Governo em enfrentar os interesses das petrolíferas e de quem faz da especulação e exploração a fonte dos seus lucros exorbitantes», refere o comunicado da CUTMS, enviado ao AbrilAbril.

Os preços exorbitantes dos combustíveis penalizam sobretudo as famílias, «considerando o contexto de baixos salários» prevalente no Portugal. A guerra acaba por ser apenas mais um pretexto para um aumento generalizado dos preços dos transportes rodoviários de passageiros.

A reivindicação da Comissão de Utentes já é antiga, mas a situação atesta a sua actualidade: é preciso afirmar, junto do Governo, «a necessidade de baixar e regular o preço dos combustíveis».

É urgente «que se ponha termo à guerra, que só serve os interesses dos especuladores», mas é certo que «a escalada injustificável no aumento dos preços» não está directamente relacionado com o conflito na Ucrânia: «os combustíveis existentes nos postos de abastecimento foram, certamente, adquiridos há muito tempo e a preços mais baixos».

O protesto (buzinão) da Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul terá lugar no dia 15 de Março, a partir das 7h45, no acesso à Ponte 25 de Abril (Viaduto do Pragal).

Tópico