O título volta a ser de um português

Rui Vinhas é vencedor da Volta

O português da W52-FC Porto consagrou-se hoje vencedor da 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta. A equipa também é a vencedora.

O vencedor da 78ª Volta a Portugal em Bicicleta dá ao FC Porto a sua 14.ª vitória na prova
O vencedor da 78ª Volta a Portugal em Bicicleta dá ao FC Porto a sua 14.ª vitória na provaCréditos

E o vencedor da 78.ª Volta a Portugal em bicicleta é Rui Vinhas. O atleta da W52-FC Porto estava a disputar a «amarela» com o colega Gustavo Veloso, que tentou mas não conseguiu ultrapassar o português no primeiro lugar da geral.

O vencedor ia decidir-se nesta décima e última etapa, que ligava Vila Franca de Xira a Lisboa. Gustavo Veloso, que já venceu a Volta por duas vezes, até ganhou esta última etapa (contra-relógio), mas esse triunfo acabou por não ser suficiente. O espanhol ficou a 1m30 do português e garantiu o segundo lugar.

Daniel Silva, da Rádio Popular-Boavista fica com o terceiro lugar da classificação final.

Depois de Ricardo Mestre, em 2011, a Volta a Portugal volta a ter um vencedor português. Dos primeiros dez classificados, apenas três ciclistas não são portugueses.

É a 14.ª vitória do FC Porto na Volta a Portugal (a última tinha sido em 1983, com Marco Chagas) e a quarta vitória consecutiva da equipa (antes sem a associação aos «dragões») dirigida por Nuno Ribeiro.