|ciclismo

Maria Martins conquista bronze no mundial de scratch

A atleta foi a primeira portuguesa a estar num pódio de uma competição da modalidade, conquistando a medalha, esta quarta-feira, no Campeonato do Mundo de Pista, em Berlim, na Alemanha.

Maria Martins conquistou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Pista. 27 de Fevereiro, Berlim, Alemanha
Maria Martins conquistou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Pista. 27 de Fevereiro, Berlim, AlemanhaCréditos / opraticante.pt

Com o terceiro lugar conquistado, Maria Martins entra para a história do ciclismo, sendo a única portuguesa medalhada em campeonatos mundiais e europeus.

A corrida de dez quilómetros e 40 voltas ao velódromo teve particular intensidade nos últimos 2,5 quilómetros.

«A Maria fez uma corrida exemplar, dos pontos de vista técnico e táctico. Teve todos os cuidados necessários de colocação e de seguir a roda que nos poderia levar mais à frente, na fase decisiva. Além disso teve a capacidade de não quebrar no momento decisivo. Foi uma corrida fantástica», explicou aos jornalistas o seleccionador nacional, Gabriel Mendes.

Em declarações à imprensa, a atleta explicou também que quando ouviu a sineta para a última volta e percebeu que estava no quarto lugar, acreditou que poderia chegar às medalhas, frisando que «a medalha acaba por ser o corolário de toda a corrida que fiz e de todo o trabalho que está para trás».

Portugal estará novamente representado, esta quinta-feira, na competição de scratch por Iuri Leitão.

Tópico