Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Ensino Superior

Manifestação de estudantes do Ensino Superior esta quarta-feira

A acção de luta visa exigir que o Governo dote o Ensino Superior do financiamento devido, denunciando a falta de alojamento e os valores das propinas, que são dos mais altos na Europa.

O valor das propinas tem sido apontado pelos estudantes como uma das barreiras à frequência do Ensino Superior
O valor das propinas tem sido apontado pelos estudantes como uma das barreiras à frequência do Ensino Superior CréditosAEFLUL

A manifestação, convocada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (AEFCSH), terá início no Saldanha, em Lisboa, e terminará com uma concentração em frente a Direção-Geral de Ensino Superior.

Em nota enviada à imprensa, a AEFCSH denuncia a «política de sucessivo desinvestimento no Ensino Superior em Portugal», que gera problemas como os valores das propinas, que «são dos mais altos na Europa», ou a «inexistência de alojamento universitário» em número adequado para acolher todos os estudantes que dele necessitam, situação agravada pelos «altíssimos custos das rendas nas principais cidades do País».


Para além disso, os representantes dos estudantes alertam para o actual estado material das faculdades e para a crescente «mercantilização» do Ensino Superior, de que são exemplos as «taxas e emolumentos que os estudantes são obrigados a pagar para garantirem a sua frequência» nas instituições.

A AEFCSH desafia o Governo para que este coloque as políticas de ensino e os estudantes como uma «prioridade do Estado», sendo urgente o «reforço do investimento num Ensino Superior público, democrático, gratuito e de qualidade».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui