|eleições legislativas

Legislativas: Rita Rato cabeça de lista da CDU na Europa

A CDU divulgou esta quinta-feira os cinco cabeças de lista às legislativas. É a segunda força, depois do CDS-PP, a anunciar candidatos às eleições de 6 de Outubro.

Rita Rato
Rita RatoCréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

Como primeira candidata na lista pelo círculo da Europa, Rita Rato é a surpresa nos nomes avançados pela coligação PCP-PEV o que, segundo fonte da coligação, é um exemplo da determinação em avançar, quer nos círculos eleitorais em que já elege quer, como é o caso, em círculos onde não tem eleitos.

Os outros quatro candidatos, que repetem as candidaturas de 2015, são Jerónimo de Sousa em Lisboa, Francisco Lopes em Setúbal, Carla Cruz em Braga e Miguel Viegas em Aveiro.

Entretanto, o CDS-PP também já anunciou os seus candidatos, com destaque para os nomes de Assunção Cristas em Lisboa, Cecília Meireles no Porto, Nuno Magalhães em Setúbal, João Almeida em Aveiro, João Rebelo em Faro, e Telmo Correia em Braga. Este último, que também repete a candidatura de 2015, é contestado pelas estruturas locais do partido em função do seu alegado afastamento e desinteresse face à realidade do distrito de Braga e das suas populações.

De fora ficou Mota Soares, ex-ministro e actual deputado, segundo candidato nas eleições europeias, atrás de Nuno Melo, e que, face ao mau resultado obtido pelo seu partido, viu gorada a perspectiva de ir para o Parlamento Europeu.

Tópico