|propinas

Estudantes mantêm luta pelo fim das propinas

Realiza-se esta terça-feira, 19 de Outubro, mais uma acção pelo fim das propinas, desta vez em Braga, na Rua dos Peões, cerca das 15h.

Manifestação de estudantes do ensino superior contra o pagamento de propinas sob o lema «É hora de avançar! A propina tem de acabar!», em Lisboa, 28 de Abril de 2021 
CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

Esta iniciativa realiza-se no quadro da campanha nacional pelo fim das propinas, promovida pela Juventude Comunista Portuguesa (JCP) neste início de ano lectivo, com o objectivo de sublinhar o aprofundamento dos problemas sentidos pelos jovens do Ensino Superior, com especial destaque para as propinas e as taxas acrescidas, que continuam a colocar grandes dificuldades aos estudantes.

No âmbito desta campanha nacional, que decorre sob o lema «É hora de acabar com as propinas», a JCP já promoveu um conjunto de acções de contacto e esclarecimento nas faculdades, para além de outras iniciativas, nomeadamente no Porto, em frente da Reitoria da Universidade, e em Lisboa, na Cantina Velha da Cidade Universitária.

Em Outubro de 2020, PS, PSD, CDS-PP, IL, CH e a deputada não inscrita, Cristina Rodrigues, votaram contra a eliminação das propinas de todos os ciclos do Ensino Superior Público.

Tópico