|direitos e liberdades

Em defesa das liberdades e direitos democráticos em Espanha

Diversas forças políticas e sociais espanholas denunciam leis que, pelo seu conteúdo, têm possibilitado a restrição do exercício de liberdades e direitos democráticos.

Créditos / publico.es

Em Espanha, diversas forças políticas e sociais têm criticado a repressão de acções que se têm realizado em defesa da libertação do rapper, e denunciam leis que, pelo seu conteúdo e aplicação, têm possibilitado a arbitrária restrição do exercício de liberdades e direitos democráticos. Ao mesmo tempo, tem sido denunciado o facto de muitos cidadãos espanhóis, sindicalistas, jornalistas e artistas, entre outros, serem vítimas de legislação que desrespeita, nomeadamente os direitos de reunião, manifestação e de liberdade de expressão.

Entretanto, há também na sociedade espanhola expressões de preocupação face à indiferença que diversos sectores vêm manifestando, designadamente na área da justiça, sobre inaceitáveis iniciativas de carácter anti-democrático, como é o caso das recentes cartas de ex-militares apelando ao golpe contra o actual Governo.

É neste quadro que se realiza esta sexta-feira, em Lisboa, uma iniciativa pela libertação do rapper catalão, que cumpre uma pena de nove meses de prisão por delito de opinião. 

Tópico