Campeonatos da Europa de Atletismo decorrem em Amesterdão

Dulce Félix conquista a prata nos 10 000 metros

A atleta portuguesa bateu ontem o seu recorde pessoal e arrecadou a 30ª medalha da sua carreira.

A atleta portuguesa ficou ontem em segundo lugar da prova
A atleta portuguesa ficou ontem em segundo lugar da provaCréditosTom Page / CC BY-SA 2.0

Na 23.ª edição dos Campeonatos da Europa de Atletismo, que têm lugar na capital holandesa, Dulce Félix ficou apenas atrás da atleta turca Yasemin Can. Karoline Bjerkeli Grovdal, da Noruega, atingiu o terceiro posto, levando para casa a medalha de bronze. Para além da fundista minhota de 34 anos, representaram Portugal Sara Moreira, que acabaria por desistir, e Carla Salomé Rocha, que ficou na 12ª posição.

Há quatro anos, em Helsínquia, Dulce Félix sagrou-se campeã com um tempo de 31 minutos e 44,75 segundos, registo que foi ontem superado em 25 segundos. Já Can conseguiu cortar a meta ao fim de 31 minutos e 12,86 segundos. Grovdal acabou a prova com o mesmo número de minutos, mas com 23,45 segundos. Quanto a Carla Salomé Rocha, terminou quando o cronómetro contava 32 minutos e 57,44 segundos.

No dia de ontem participaram nas respectivas provas outros atletas portugueses. Foram eliminados Carlos Nascimento e Diogo Antunes, nos 100 metros masculinos; Irina Rodrigues, no lançamento do disco; Diogo Ferreira, no salto à vara.

Para além das duas medalhas de Dulce Félix, outras portuguesas tiveram conquistas nesta modalidade: Fernanda Ribeiro (ouro em Helsínquia, 1994, e Budapeste, 1998), Conceição Ferreira (prata em Helsínquia, 1994) e Jéssica Augusto (prata em Barcelona, 2010).