|BE

BE realizou jornadas parlamentares em Leiria

O BE realizou as suas jornadas parlamentares no distrito de Leiria, onde anunciou o agendamento de um debate parlamentar sobre o programa de regularização dos vínculos precários.

O deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, no encerramento das jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda, em Leiria. 27 de Fevereiro de 2018.
O deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, no encerramento das jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda, em Leiria. 27 de Fevereiro de 2018.CréditosPaulo Cunha / Agência LUSA

No encerramento da iniciativa, o líder parlamentar Pedro Filipe Soares anunciou o agendamento de uma interpelação ao Governo sobre o Programa de Regularização Extraordinário dos Vínculos Precários na Administração Pública. Os bloquistas pedem ao Governo mais rapidez na sua concretização.

Pedro Filipe Soares lembrou ainda que o Executivo assumiu o compromisso de avançar com a segunda fase do novo regime de reformas antecipadas para os trabalhadores com longas carreiras contributivas no primeiro trimestre de 2018. Na verdade, António Costa tinha assumido, ainda em 2017, que a segunda fase seria apresentada em Janeiro, o que ainda não aconteceu.

Jerónimo de Sousa confrontou o primeiro-ministro com o atraso no último debate quinzenal e lembrou a proposta do PCP: reforma sem penalizações a partir dos 60 anos de idade e 40 anos de descontos. O BE anunciou ontem que avançará com uma proposta em Abril se o Governo não o fizer, mas apenas para eliminar um dos cortes, do factor de sustentabilidade (14,5% neste ano), e a partir dos 63 anos de idade.

Tópico