|Jogos Paralímpicos

Arranca o estágio dos atletas paralímpicos portugueses

São 33 os atletas, de oito modalidades, que se reúnem hoje na Cidade do Futebol, em Oeiras, em antecipação da partida, já no dia 14 de Agosto, para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

A atleta portuguesa Beatriz Monteiro garantiu a qualificação para o Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 com apenas 15 anos 
A atleta portuguesa Beatriz Monteiro garantiu a qualificação para o Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 com apenas 15 anos Créditos / Federação Portuguesa de Badminton

A Missão Portuguesa será composta por 77 elementos, incluíndo os 33 atletas, que entre 24 de Agosto e 5 de Setembro vão competir nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. A maior parte da comitiva ficará alojada em Fujisawa, «onde irá fazer o estágio de aclimatação até à passagem gradual para a Aldeia Paralímpica», informa o comunicado do Comité Paralímpico Português.

Os atletas da modalidade de canoagem farão, por seu lado, o estágio de aclimatação na cidade de Komatsu, uma cidade costeira no centro da maior ilha do Japão.

O estágio na Cidade do Futebol vai permitir «à Missão Portuguesa ficar reunida com o maior conforto e condições de treino durante o período de testagens obrigatórias requeridas pela organização dos Jogos Paralímpicos».

A atleta de badminton Beatriz Monteiro e o lançador do peso Miguel Monteiro serão os porta-estandarte de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos. Beatriz Monteiro, a representante portuguesa mais jovem na comitiva, com apenas 15 anos, fará a sua estreia nos Jogos Paralímpicos, «depois de já ter conquistado três pódios em torneios internacionais da modalidade em singulares SU5».

Miguel Monteiro é, por seu lado, uma das figuras mais marcantes da Missão Portuguesa. O atleta de Mangualde, de 20 anos, «é campeão da Europa no lançamento do peso F40, recordista do mundo na especialidade e vai ter a sua segunda experiência paralímpica».

Os atletas e restante comitiva vão ser recebidos hoje, às 17h30, no Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches. A «cerimónia de apresentação de cumprimentos terá a presença de diversas figuras de Estado», incluindo o Presidente da República.

Tópico