Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Agricultura

Apoios voltam a excluir pequenos agricultores e produções afectadas pela seca

A medida excepcional de apoio de emergência aos sectores agrícolas afectados pela seca só agora foi implementada, e «volta a discriminar os pequenos produtores e exclui várias produções afectadas».

CréditosFabio Erdos / Actionaid

A denúncia é da Confederação Nacional da Agricultura (CNA ), que considera inaceitável «a definição de um limite mínimo de apoio de 80 euros, que deixa de fora os mais pequenos, que são quem mais precisa», o que também já tinha acontecido com «as ajudas “extraordinárias” de 2022, que excluíram mais de 44 mil agricultores do Regime da Pequena Agricultura».

A CNA avançou com a proposta que «todos recebessem 80 euros, mesmo que o apoio previsto fosse inferior», a que o Governo não deu resposta.

Segundo a CNA, o Ministério da Agricultura reconhece a necessidade de reverter esta situação discriminatória mas «não cumpre o prometido e continua a penalizar a pequena e média agricultura». Por outro lado, os candidatos ao Pagamento dos Pequenos Agricultores não irão receber os apoios atribuídos à pecuária extensiva, «mesmo tendo animais devidamente registados no Sistema Nacional de Informação e Registo Animal».

A CNA reclama um «apoio adicional destinado aos agricultores e sectores não abrangidos», considerando que este apoio foi apenas desenhado «para a pecuária extensiva (bovinos de carne, ovinos e caprinos, suínos de raças autóctones), apicultura e cereais praganosos de Outono/Inverno de sequeiro».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui