Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|PIB

2020: o País regista queda histórica do PIB

A queda de 7,6% verificada no ano passado não tem paralelo na série estatística do Instituto Nacional de Estatística (INE) e confluiu com a crise mundial, associada à pandemia.

Créditos / Pixabay

A estimativa avançada pelo INE anuncia que o produto interno bruto (PIB) português sofreu, em 2020, uma quebra de 7,6%. Pese embora o quarto trimestre do ano ter registado um crescimento em cadeia (0,4%), isso não foi suficiente para atenuar mais a queda.

A crise, de escala mundial, traduz-se numa recessão profunda, fruto da contracção acentuada das exportações e do consumo, com consequências severas em sectores como o turismo, comércio e restauração.

Recorde-se que, no período em que a troika esteve no País, a quebra do PIB foi de perto de 8%, em quatro anos. Esta quebra de 7,6% em 2020 ocorre depois de um crescimento de 2,2% verificado em 2019, e é «a mais intensa da actual série de Contas Nacionais, reflectindo os efeitos marcadamente adversos da pandemia Covid-19 na actividade económica», explica a nota do INE.

Pese embora a estimativa rápida do INE não detalhar as variações das diferentes componentes do PIB, explica que «o contributo da procura externa líquida foi mais negativo em 2020, verificando-se reduções intensas das exportações e importações de bens e de serviços, com destaque particular para a diminuição sem precedente das exportações de turismo».

Ao que acresce que a procura interna «apresentou um expressivo contributo negativo para a variação anual do PIB, após ter sido positivo em 2019, devido, sobretudo, à contracção do consumo privado».

Tendo em conta o novo em confinamento decretado, as previsões para 2021 são incertas e há já economistas que prevêem uma nova quebra do PIB este ano, sendo certo que o PIB do primeiro trimestre sofrerá uma nova contracção homóloga.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui