|Saúde

Vigília contra encerramento de urgências no Garcia de Orta

A União dos Sindicatos de Setúbal vai realizar uma vigília na próxima segunda-feira, à porta do Hospital Garcia de Orta, em Almada, contra o encerramento da urgência pediátrica. 

Créditos / Notícias ao Minuto

Numa nota enviada ao AbrilAbril, a União dos Sindicatos de Setúbal (USS7CGTP-IN) mostra-se solidária com os utentes e profissionais de saúde que lutam pelo normal funcionamento da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO).

Depois do anúncio da passada sexta-feira, de que a urgência pediátrica vai encerrar todas as noites, já a partir do dia 18 de Novembro, a USS denuncia que a situação de ruptura existe porque, quer o último governo do PSD e do CDS-PP, quer o do PS, «promoveram o desinvestimento» no Serviço Nacional de Saúde e «apostaram» nas parcerias público-privado para garantir o serviço público.

A estrutura sindical sublinha que «o injustificado encerramento das urgências pediátricas do HGO no período nocturno [...], só acontece devido ao laxismo que deixaram proliferar na contratação de profissionais para este serviço, ao mesmo tempo que foram dando condições de mordomia para que os privados pudessem operar no mercado, conforme entendessem».

A USS insta o novo Executivo a a tomar medidas urgentes para a contratação de mais profissionais para a urgência pediátrica e apela à participação dos sindicatos e trabalhadores do distrito na vigília da próxima segunda-feira. 

Tópico