O livro «Cadeia de Caxias – A repressão fascista e a luta pela liberdade», de edição da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), será apresentado neste sábado, pelas 15h, na Sala de Exposições da Casa da Cultura de Santa Comba Dão. A sessão pública contará com a presença de José Pedro Soares, da Direcção da URAP e ex-preso político.
A publicação, que leva o capítulo de introdução de autoria de Levy Baptista, advogado antifascista e presidente da Mesa da Assembleia Geral da URAP, narra a história do Forte de Caxias, a sua configuração como estabelecimento prisional, alguns fragmentos des biografias de presos políticos, como se dava a assistência médica, os relatos de fugas da cadeia e as teses dos presos políticos no III Congresso da Oposição Democrática em 1973, em Aveiro. O livro também abarca o processo do 25 de Abril dentro de Caxias, a lista dos que lá estiveram presos bem como na prisão-hospital São João de Deus.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui