A última reunião de câmara da CMS, realizada na passada quarta-feira, deliberou um conjunto de apoios significativos ao associativismo no concelho, destacado-se ainda a «comparticipação de 150 mil euros à União das Freguesias de Arrentela, Seixal e Aldeia de Paio Pires», para a conclusão da requalificação do Mercado Municipal da Torre da Marinha.
Mas a medida mais relevante pode mesmo ser a decisão, por parte do executivo seixalense, em dar mais um passo no apoio à utilização de transporte público do concelho. Através de um protocolo celebrado com a Fertagus, que gere o estacionamento de 800 lugares em Foros de Amora, a CMS vai tomar para si os custos dos utentes deste parque de estacionameno.
A proposta isenta «os cidadãos de pagarem a utilização daquele espaço, proporcionando condições mais atractivas para o uso regular dos comboios e dos autocarros que partem diariamente daquele terminal rodoferroviário», expõe o comunicado enviado ao AbrilAbril.
Joaquim Santos, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, explica que o propósito é «estimular o aumento do uso de transportes públicos e a melhoria do meio ambiente com menos automóveis em circulação».
A CMS tem defendido, desde há vários anos, a necessidade de passar para a alçada do município a gestão dos vários parques de estacionamento actualmente entregues à Fertagus e à Transtejo. Em causa estão os «preços exagerados» cobrados aos utentes, que dissuade a utilização do transporte público.