|Câmara Municipal do Seixal

Seixal assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Com o propósito de consciencializar e mobilizar a população para a defesa da dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência, o Município do Seixal assinala a data instituída pela ONU.

Créditos / newinseixal.nit.pt

«As questões da igualdade de género e de oportunidades são assumidas como premissas para o desenvolvimento» do município seixalense, afirma-se no portal cm-seixal.pt.

Neste sentido, a autarquia, em conjunto com os parceiros da Rede Social do Seixal, decidiu assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que hoje se celebra, promovendo diversas iniciativas que, «além de representarem formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, pretendem promover uma maior compreensão da sua realidade».

Do programa apresentado pela autarquia, consta um passeio-convívio ao Museu Berardo, no Centro Cultural de Belém, com visita à exposição «Um Mundo Físico», com os utentes da Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal (APCAS), da Associação Nacional de Pais e Amigos Rett (ANPAR) e da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Seixal e Almada (CERCISA).

Igualmente programada para ontem foi a inauguração, no Átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, de uma exposição com pinturas alusivas ao tema, criadas pelos alunos do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da CERCISA, que ficará patente ao público até ao próximo dia 14.

No dia 5, segunda-feira, o Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios, acolhe uma jornada de desporto inclusivo (das 10h às 13h), que inclui a prática das modalidades de boccia, basquetebol em cadeira de rodas, voleibol sentado, corfebol, slalom em cadeira de rodas, tricicleta, polybat.

A cerimónia de encerramento terá lugar às 13h30 e a iniciativa é desenvolvida pelo Gabinete de Projetos Desportivos e pela Divisão de Desenvolvimento Social e Cidadania da Câmara Municipal do Seixal, em parceria com o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, a Coordenação do Desporto Escolar da Península de Setúbal, a APCAS e a Associação Portuguesa de Deficientes (APD).

No dia 13, entre as 10h30 e as 12h30, terá lugar, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, a apresentação do livro Põe o Meu Boné, da APD, em que se procederá à leitura da história a crianças sem deficiência, das instituições particulares de solidariedade social do concelho, com o objectivo de as sensibilizar para a diferença, informa o município.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado através da resolução 47/3, adoptada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992. O seu objetivo é promover os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência em todas as áreas da sociedade, chamando a atenção para a sua realidade.

Em 2006, foi aprovada na ONU a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, entretanto ratificada por 185 países. A Organização das Nações Unidas estima que mais de mil milhões de pessoas tenham alguma forma de deficiência, 100 milhões das quais são crianças.

Tópico