|Câmara Municipal do Seixal

Seixal assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Com o propósito de consciencializar e mobilizar a população para a defesa da dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência, o Município do Seixal assinala a data instituída pela ONU.

Créditos / newinseixal.nit.pt

«As questões da igualdade de género e de oportunidades são assumidas como premissas para o desenvolvimento» do município seixalense, afirma-se no portal cm-seixal.pt.

Neste sentido, a autarquia, em conjunto com os parceiros da Rede Social do Seixal, decidiu assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que hoje se celebra, promovendo diversas iniciativas que, «além de representarem formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, pretendem promover uma maior compreensão da sua realidade».

Do programa apresentado pela autarquia, consta um passeio-convívio ao Museu Berardo, no Centro Cultural de Belém, com visita à exposição «Um Mundo Físico», com os utentes da Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal (APCAS), da Associação Nacional de Pais e Amigos Rett (ANPAR) e da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Seixal e Almada (CERCISA).

Igualmente programada para ontem foi a inauguração, no Átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, de uma exposição com pinturas alusivas ao tema, criadas pelos alunos do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da CERCISA, que ficará patente ao público até ao próximo dia 14.

No dia 5, segunda-feira, o Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios, acolhe uma jornada de desporto inclusivo (das 10h às 13h), que inclui a prática das modalidades de boccia, basquetebol em cadeira de rodas, voleibol sentado, corfebol, slalom em cadeira de rodas, tricicleta, polybat.

A cerimónia de encerramento terá lugar às 13h30 e a iniciativa é desenvolvida pelo Gabinete de Projetos Desportivos e pela Divisão de Desenvolvimento Social e Cidadania da Câmara Municipal do Seixal, em parceria com o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, a Coordenação do Desporto Escolar da Península de Setúbal, a APCAS e a Associação Portuguesa de Deficientes (APD).

No dia 13, entre as 10h30 e as 12h30, terá lugar, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, a apresentação do livro Põe o Meu Boné, da APD, em que se procederá à leitura da história a crianças sem deficiência, das instituições particulares de solidariedade social do concelho, com o objectivo de as sensibilizar para a diferença, informa o município.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado através da resolução 47/3, adoptada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992. O seu objetivo é promover os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência em todas as áreas da sociedade, chamando a atenção para a sua realidade.

Em 2006, foi aprovada na ONU a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, entretanto ratificada por 185 países. A Organização das Nações Unidas estima que mais de mil milhões de pessoas tenham alguma forma de deficiência, 100 milhões das quais são crianças.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui