|Seixalíada

A grande festa do desporto popular regressa ao Seixal

Organizada pela Câmara Municipal do Seixal, movimento associativo, juntas de freguesia e escolas do concelho, a Seixalíada decorre até 19 de Outubro, com uma oferta desportiva superior a 60 modalidades.

A Seixalíada costuma reúne todos os anos dezenas de milhares de pessoas (imagem da festa de abertura de 2016)
A Seixalíada costuma reúne todos os anos dezenas de milhares de pessoas (imagem da festa de abertura de 2016) Créditos / Câmara Municipal do Seixal

A festa de abertura da Seixalíada realiza-se este sábado, às 16h30, no Pavilhão do Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, na Aldeia de Paio Pires. Segundo uma nota divulgada pelo município seixalense, este ano a iniciativa associa-se às comemorações do Dia Internacional da Paz, que também hoje se assinala.

À festa de abertura seguem-se quatro semanas de «intensa actividade desportiva nos equipamentos municipais e do movimento associativo», que incluem actividades náuticas, jogos tradicionais, futebol, atletismo, voleibol, artes marciais – que, nesta 36.ª edição da Seixalíada, estarão também representadas pelo tai chi e o chi kung, «para aqueles que preferem modalidades mais tranquilas».

Cartaz da 36.ª edição da Seixalíada

Tal como em edições anteriores – e porque a maior festa desportiva do Seixal é «um evento verdadeiramente inclusivo» –, o desporto adaptado também estará presente, através de modalidades como andebol adaptado, boccia, ténis de mesa adaptado; o râguebi em cadeira de rodas é a novidade desta Seixalíada.

Criada em 1982, a Seixalíada tem este ano como lema «Um Projecto Singular, Uma Força Colectiva» e é caracterizada, na nota do Município, como «um eco-evento, fruto da parceria com a Amarsul, cujo compromisso é a redução do impacto ambiental e a promoção da gestão adequada de resíduos, designadamente ao nível do uso de garrafas de água de plástico» durante a iniciativa.

Certificação com a Bandeira da Ética

Em 2018, a Seixalíada foi certificada com a Bandeira da Ética pelo Instituto Português do Desporto e Juventude – um reconhecimento a clubes, escolas e projectos que têm como objectivo a promoção dos valores éticos através do desporto.

Na edição do ano passado, aquele que é considerado um dos «pontos altos do calendário desportivo e social do concelho do Seixal», contou com 183 eventos, 60 modalidades e 18 479 participantes.

Tópico