|Vila Franca de Xira

População de Vialonga continua sem piscina 

Passados 13 anos do compromisso assumido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para a construção da piscina de Vialonga, a população continua a precisar de recorrer às freguesias vizinhas. 

O Município vilafranquense assumiu em 2008 o compromisso da construção da Piscina de Vialonga. Um ano mais tarde, alterou a localização prevista para a sua construção, abandonando o projecto aprovado e parcialmente pago.

Já no início deste ano, uma empresa que pretende construir um hipermercado em Vialonga cedeu ao domínio público um terreno com cerca de 11 mil metros quadrados, no qual a Câmara Municipal (PS) admitiu vir a realizar a obra, mas só no próximo mandato. Apesar de, como identifica a Carta de Equipamentos Desportivos do concelho, a freguesia de Vialonga necessitar de uma piscina municipal e ter poucos equipamentos desportivos. 

A situação, constata o PCP num comunicado, obriga a população de Vialonga a procurar as piscinas das freguesias vizinhas, sendo particularmente penosa para aqueles que não têm carro próprio e não encontram alternativa no «desadequado e insuficiente» serviço de transportes públicos. 

Os comunistas registam que o crescimento da freguesia não está a ser acompanhado da construção de equipamentos de forma a dar resposta às necessidades da população, exigindo outra forma de «pensar, gerir e intervir» no território. 

Tópico