Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Policiamento de proximidade não se faz só com um agente

Montemor-o-Novo, Vendas Novas e Viana do Alentejo viram reduzir, no espaço de três anos lectivos, o contigente da Escola Segura de três para um único efectivo, responsável por toda uma rede escolar.

Agentes da Escola Segura falam a alunos da escola Casa Pia de Lisboa durante uma acção de prevenção dentro de uma sala de aula, 22 de Janeiro de 2020 
Agentes da Escola Segura falam a alunos da escola Casa Pia de Lisboa durante uma acção de prevenção dentro de uma sala de aula, 22 de Janeiro de 2020 CréditosMiguel A. Lopes / Agência Lusa

Em comunicado enviado ao AbrilAbril, o Conselho Municipal de Educação de Montemor-o-Novo, assim como a Câmara Municial de Montemor-o-Novo (CMMN), manifestam a sua «enorme preocupação com o claro desinvestimento do Estado na importante estrutura de Policiamento de Proximidade» que é a Escola Segura.

Tendo em conta que este programa tem desmontrado ser «uma importante estrutura de segurança no Concelho, garantindo uma acção prioritariamente preventiva, com a presença de efectivos junto dos alunos e que, em articulação e estreita parceria com a direção do agrupamento, tem contribuído para sensibilizar as crianças e os jovens para boas práticas de segurança», é inexplicável que um único agente tenha agora de arcar com a responsabilidade de, diariamente, «gerir toda a rede escolar num perímetro de cerca de 2000 km2».

A tomada de posição destes dois orgãos municipais do concelho de Montemor-o-Novo vem exigir o «necessário reforço da equipa da Escola Segura, em Montemor-o-Novo, através da reposição de três efectivos» e a «reposição da capacidade de resposta efectiva» às áreas de intervenção definidas pelo Ministério da Educação, como a «prevenção rodoviária, segurança física, prevenção de consumo de estupefacientes, educação ambiental, prevenção de delinquência e bullying».

O cumprimento desta premissa exige a preparação prévia dos agentes para este tipo de intervenção, assim como a dotação de «viaturas exclusivamente dedicadas à vigilância e protecção da população escolar», e o assegurar de «vigilância através do patrulhamento em horários e percursos específicos para cada estabelecimento de ensino, horários das patrulhas repartidos» entre as manhãs e as tardes, e a «incidência das patrulhas nas áreas mais problemáticas».

Para além das tarefas de patrulhamento e vigilância, a Escola Segura protagoniza reuniões com as entidades escolares e municipais, assim como «acções de sensibilização sobre prevenção rodoviária, segurança ambiental e segurança em diversos locais (Casa, Escola, Percursos, etc.), delinquência e bullying» dando um contributo fundamental para as comunidades escolares.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui