|Montemor-o-Novo

Lançamento da revista «Memória Alentejana»

A Biblioteca do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, situada no Convento de São Domingos, recebe na manhã deste domingo o lançamento da 44.ª edição da revista Memória Alentejana.

Anta-capela de São Brissos
A anta-capela de São Brissos, em Montemor-o-Novo, é um exemplo de adaptação de um monumento funerário megalítico ao culto cristão Créditos / CC BY-NC-SA 2.0

Segundo a informação distribuída sobre o lançamento, durante o mesmo realizar-se-á uma visita ao Museu de Arqueologia e à anta-capela de São Brissos (caso as condições meteorológicas o permitam).

A revista Memória Alentejana é um projecto do Centro de Estudos Documentais do Alentejo - Memória Colectiva e Cidadania (CEDA), uma associação social e cultural dedicada à promoção da memória e identidade do Alentejo.

A presente edição tem como tema central o Megalitismo no Alentejo Central. Só no concelho de Montemor-o-Novo estão identificadas cerca de três centenas de monumentos megalíticos.

A Memória Alentejana n.º 44 apresenta também vários artigos assinados por técnicos do município de Montemor-o-Novo, onde se abordam temas como a Gruta do Escoural, Roteiro Megalítico, Roteiro Literário Levantado do Chão, Morbase, Serra de Monfurado e a Importância dos Ecossistemas.

Tópico