A 9.ª edição do Festival Liberdade terá uma programação, como não podia deixar de ser, dedicada aos jovens e dá o pontapé de saída para o Verão dos mesmo. Dia 15 de Junho o Seixal vai acolher o evento, no Parque Urbano da Quinta da Marialva, em Corroios e contará com os artistas T-Rex e Papillon como cabeças de cartaz.
A programação, no entanto, não vai ficar por aqui. Pelo Palco Carlos Paredes vão ainda passar os finalistas do Canta! – Concurso Interescolas de Talentos Musicais e de Apresentador, o grupo musical da Escola Secundária de Amora e o projeto Clave da Escola Secundária Manuel Cargaleiro.
O Festival Liberdade que abre as suas portas às 10 horas e irá estender-se até às 2 horas da manhã, contará com o envolvimento de mais de 250 jovens na sua construção e de mais de meia centena de iniciativas, nas áreas da música, dança, teatro, artes visuais e desporto, promovidas pelos jovens da região de Setúbal e pelo movimento associativo juvenil.
No Espaço Juventude, vão acontecer cerca de doze atuações, do teatro, à música, à dança de diferentes estilos, performances de arte urbana, entre outras. No Espaço Igualdade, prevê-se uma grande dinâmica, com a participação de doze jovens DJ que terão a oportunidade de mostrar sua criatividade e habilidade em entreter o público durante o festival. Pelo Palco Paz, vão passar oito projetos musicais oriundos de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, a representar e celebrar a diversidade musical existente na região.
Já na mostra Arte em Liberdade, dedicada às artes visuais, os visitantes vão ter a oportunidade de apreciar diversas obras criadas por jovens artistas e no Espaço Desporto vai ser possível ver e participar em diferentes actividades desportivas, das mais radicais às mais tradicionais.
A mostra Associativa contará com cerca de duas dezenas de estruturas associativas que representam a diversidade da juventude na região, entre as quais juventudes partidárias, associações de estudantes, culturais e pela promoção da cidadania e da paz.
Como é evidente, a ocasião não passará ao lado do cinquentenário da Revolução de Abril e sob o mote «50 anos do 25 de Abril, a Juventude e o Associativismo», irá realizar-se o Encontro do Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal, entre as 10h30 e as 13 horas, no Espaço Juventude, e contará ainda, na abertura, com apresentação de um excerto da peça «Palavras de Abril», dinamizada pelo grupo de teatro Artes e Magia do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho.