|Seixal

Artes 2021 – Exposição Colectiva de Artes Plásticas no Seixal

A iniciativa é da responsabilidade da ARTES – Associação Cultural do Seixal e conta com o apoio do Município. A exposição estará patente até ao dia 27 de Novembro, contando com o trabalho de 28 artistas.

Obras patentes na exposição ARTES 2021 - Colectiva de Artes Plásticas no Seixal 
Obras patentes na exposição ARTES 2021 - Colectiva de Artes Plásticas no Seixal Créditos / Câmara Municipal do Seixal

Num texto publicado no catálogo da exposição Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, considera que a «formação, produção e exibição da obra de arte tem sido a principal pedra de toque da associação, que tem contado desde sempre com o apoio inequívoco, reconhecido e expressivo, quer dos associados e amigos, quer das autarquias do concelho do Seixal».

«A presente exposição revela, uma vez mais, o grande dinamismo e a habitual energia que os seus participantes empregam no que fazem – estão na arte como estão na vida: atentos e actuantes, apesar de todas as adversidades».

São 28 os artistas plásticos que apresentarão, no Seixal, as suas obras: Amélia Diogo, Ana Maria Godinho, Ana Silva, António Vaz, Bela Mestre, Carlos Pé-Leve, Domingos Nogueira, Eduardo Palaio, Fátima Ramos, Francisco Vaz, Ilda Deus (Deusa), Isabel Firme Nunes, Janic, Lisete Emídio, Lúcia Cerejo, Mar, Margarida Gomes, Maria Antonieta Figueiredo, Maria de Jesus Graça, Maria do Carmo (Cabi), Miriam Biencard, Odete Gonçalves, Pedro Espanhol, Sónia Neves, Suzete Rego (SDR), Teresa Fuschini, Umbelina Ribeiro e Vitalina Santos.

«Usando as cores, a pedra, a palavra, a imagem, os sons, a representação, o recital, o movimento rítmico dos corpos, os números, a cultura virá comunicar-nos o que realizou, o que intenta realizar e o que pensa da vida. Simples ou complexa, a cultura pode agora criar em plena liberdade», afirmou o escritor Manuel Fonseca, por ocasião da primeira exposição da ARTES no Seixal, em 1989.

A Galeria de Exposições Augusto Cabrita, instalada no Fórum Cultural do Seixal, acolhe a Artes 2021, exposição que abre hoje ao público, pelas 19h, e que poderá ser visitada durante o próximo mês, só encerrando as portas no dia 27 de Novembro. As entradas são inteiramente gratuitas.

Tópico