É o segundo ano de trabalhos na Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos, em Alcácer do Sal, um sítio arqueológico descoberto em 1977 e desvendado pela primeira vez no final dos anos 80. As escavações realizadas até ao momento revelaram uma ocupação humana deste local «desde meados do século I A.C. que terá durado até aos séculos V/VI»: está identificada uma «importante Villa Romana e uma grande natatio/piscina com a respectiva escadaria de acesso ao interior, que provavelmente fará parte de uma estrutura termal».
Posteriormente, «em contexto islâmico, assiste-se a uma presença humana ainda em moldes pouco claros, sucedendo o mesmo após a conquista Cristã de 1217». O local é habitado até ao dia de hoje.
O actual projecto de 4 anos, SITIMUS – Salvaguarda e Valorização da Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos, um Projeto Plurianual de Investigação em Arqueologia, começou em 2024, numa processo de investigação que tem por objectivo «não só ampliar o conhecimento arqueológico, alargando a área escavada», mas, sobretudo, «desenvolver um plano de salvaguarda e valorização que permita preservar o sítio arqueológico e torná-lo acessível ao público», afirma nota da Câmara Municipal de Alcácer do Sal (CMAS).
Entre os dias 6 e 22 de Agosto, o sítio arqueológico recebe um grupo de estudantes internacionais de 10 diferentes nacionalidades, participantes da Escola de Verão da ArchaeoSpain, empresa parceira do Município de Alcácer neste segundo ano de escavações. Também no dia 15 de Agosto, o município de Alcácer do Sal está a promover um dia aberto na escavação, permitindo que a população visite e conheça o espaço, ao lado dos arqueólogos e investigadores presentes.
O projeto é desenvolvido por investigadoras de dois centros de investigação nacionais – o CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades) da Universidade de Évora e o CECH (Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos) da Universidade de Coimbra – unidades de investigação financiadas pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), recentemente extinta pelo Governo PSD/CDS-PP.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui