|Lisboa

MDM quer atribuir nome de Fernanda Lapa a rua de Lisboa

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) solicitou uma reunião com o presidente da Câmara de Lisboa a fim de apresentar a proposta, «justa e merecida», de atribuir o nome da actriz a uma artéria da cidade. 

Fernanda Lapa (1943-2020) na Escola de Mulheres - Oficina de Teatro, onde foi encenadora e directora artística desde a fundação da companhia, em 1995
CréditosJoão Miguel Rodrigues / Escola de Mulheres

O pedido de audiência foi realizado na passada quinta-feira, dia em que se assinalaram os 80 anos do nascimento de Fernanda Lapa, tendo em conta o «infinito reconhecimento do papel e valor» da actriz.

Actriz, encenadora, professora, fundadora e directora artística da Escola de Mulheres, Fernanda Lapa é um «valor da cultura portuguesa, da cultura onde se inscreve a nossa identidade feminina de raiz popular», refere o MDM num comunicado.

A estrutura de mulheres, que contou com Fernanda Lapa como conselheira nacional, assinala o «grande exemplo de tenacidade e coragem, de imaginação e criatividade» da actriz. Fernanda Lapa «é um estímulo para muitas mulheres neste quotidiano incerto, onde a única certeza é de que só com muito empenhamento e motivação conquistaremos o que desejamos», realça.

A luta de Fernanda Lapa pela igualdade e pela democratização da cultura é outro dos aspectos vincados pelo movimento, para quem a actriz esteve sempre «em defesa do "lugar de corpo inteiro" para as mulheres do Teatro». 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui