Incluída no projecto «Para Além do Amor: Agir e Convergir para Mudar», a iniciativa visa aprofundar o conhecimento sobre a realidade do tráfico de seres humanos, em Portugal e na Europa, a partir do contributo do MDM e de outras organizações, «que permita analisar a especificidades deste crime na região do Alentejo», refere o MDM numa nota à imprensa.
A par da análise sobre os «factores potenciadores», no debate, organizado com o apoio da Câmara Municipal de Grândola e da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, serão abordadas também as mudanças necessárias «para que o seu combate seja mais eficaz».
Também no dia 15, pelas 21h, sobe ao palco do Auditório Municipal Cine Granadeiro a peça Silêncios e Tanta Gente, que dá voz e rosto às vítimas da escravatura dos tempos «modernos». O crime de tráfico de seres humanos, segundo negócio mais lucrativo a nível mundial, a seguir ao das armas, anda de mãos dadas com os de auxílio à imigração ilegal e uso de documento de identificação alheio.