|Algarve

Concentração contra encerramento da maternidade de Portimão

A Comissão de Utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portimão vai realizar uma vigília contra o anúncio de encerramento da maternidade, de 15 em 15 dias, até Março. 

Hospital de Portimão 
Créditos / Sul Informação

A Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde anunciou esta semana que o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia e bloco de partos do hospital de Portimão vai estar fechado ao fim-de-semana, de 15 em 15 dias, até ao final de Março.

De acordo com a informação divulgada pela tutela, a maternidade de Portimão encerra entre as 8h de sexta-feira até às 8h de segunda-feira, a partir de 10 de Fevereiro, encerrando novamente nos dias 24, 25 e 26 de Fevereiro. Em Março, o encerramento prevê-se entre os dias 10 e 12, e de 24 a 26.

Para aliviar o anúncio, a tutela informa que se manterá aberta, de forma ininterrupta, a maternidade da unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, mas os utentes não aceitam este «andar para trás». «Agora, nascer em Portimão tem data marcada», critica a Comissão de Utentes do SNS de Portimão, através de comunicado.

Os encerramentos rotativos anunciados na operação designada «Nascer em segurança no SNS 2023», onde se insere a maternidade de Portimão, levaram a estrutura de utentes a marcar nova concentração para o dia 9 de Fevereiro, às 18h, uma vez que, denuncia, «o ataque ao Serviço Nacional de Saúde continua». 

«Na altura em que era Hospital do Barlavento Algarvio, granjeava pela fama e prémios que recebeu por ser um Hospital amigo do bebés e pelas condições que tinha nestas valências. Hoje, devido ao subfinanciamento do SNS fecham-se as urgências de ginecologia e obstectrícia, e as maternidades com o slogan "nascer em segurança no SNS"», protesta a Comissão de Utentes. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui