Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|País Basco

Manifestação em Pamplona por pensões públicas não inferiores a 1080 euros

As organizações que integram a iniciativa popular Ahora 1080 Orain apelaram à participação de todos na manifestação deste sábado na capital navarra por pensões de reforma mínimas de 1080 euros.

A iniciativa popular Ahora 1080 Orain está a dinamizar várias iniciativas em defesa de pensões públicas, dignas e não inferiores a 1080 euros em Navarra 
A iniciativa popular Ahora 1080 Orain está a dinamizar várias iniciativas em defesa de pensões públicas, dignas e não inferiores a 1080 euros em Navarra Créditos / LAB

A importância da participação da população navarra na mobilização que parte da Praça Baluarte às 17h30 de dia 11 voltou a ser destacada, ontem, porque «é «imprescindível» levar para as ruas a reivindicação da pensão mínima de 1080 euros e defender a garantia de vidas dignas.

Um apelo especial foi lançado às mulheres pelas organizações convocantes, tendo em conta que «é inegável a desigualdade de género que ocorre nas pensões».

A mobilização deste sábado em Iruñea-Pamplona segue-se à apresentação por diferentes organizações sociais e sindicais e do Movimento de Pensionistas de Nafarroa, em Setembro último, da iniciativa popular Ahora 1080 Orain, visando interpelar as diferentes instituições navarras no sentido de que complementem as pensões de reforma inferiores a 1080 euros.

Para esse efeito, defendem que deve ser acautelada uma verba na lei orçamental de 2024. «Um sistema público de pensões deve garantir uma velhice digna» e isso passa, hoje, por assegurar que as pensões de reforma mais baixas sejam elevadas a um mínimo de 1080 euros, afirmaram num comunicado então divulgado.

«A actual realidade socioeconómica está a fazer com que camadas cada vez mais amplas da sociedade não recebam rendimentos mínimos para poderem viver dignamente», alertaram.

«Em Navarra, 50 949 pessoas recebem uma pensão inferior a 1080 euros, 66% das quais são mulheres. Mais uma vez, evidencia-se que a desigualdade de género nas pensões é uma verdade inquestionável, totalmente ligada aos trabalhos de cuidados não remunerados que as mulheres realizam ao longo da sua vida», denunciam.

Campanha de assinaturas e moções nos municípios

Os organizadores deram conta da campanha de recolha de assinaturas e apoios que puseram em marcha nas últimas semanas, no âmbito da qual mais de 5000 pessoas subscreveram o manifesto da iniciativa popular.

Explicaram ainda que, como o debate orçamental no território foral foi adiado para Fevereiro-Março, as acções da iniciativa vão prosseguir até lá. Além disso, acrescentaram, serão apresentadas moções em diversos municípios navarros, para alargar o âmbito da reivindicação por uma pensão de reforma mínima de 1080 euros.

«Não pedimos nada de impossível ou extraordinário: pretendemos dar um impulso à exigência de estabelecer no Orçamento de Navarra para o ano de 2024 o complemento à Pensão Mínima de 1080 euros em 14 prestações», afirmam no manifesto.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui