Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Índia

Jornalistas em Déli pedem unidade contra os ataques à liberdade de imprensa

Por Iniciativa do Sindicato dos Jornalistas de Déli, o Clube de Imprensa da Índia, na capital, acolheu um encontro marcado por denúncias de ataques ao trabalho dos jornalistas e apelos à unidade no sector.

Em Nova Déli, jornalistas, representantes de organizações sociais, dirigentes sindicais e de associações de agricultores alertaram para a censura e solidarizaram-se com o Newsclick 
Em Nova Déli, jornalistas, representantes de organizações sociais, dirigentes sindicais e de associações de agricultores alertaram para a censura e solidarizaram-se com o Newsclick Créditos / Delhi Union of Journalists

O encontro, que contou com ampla participação de jornalistas, organizações sociais, sindicatos e associações de agricultores, teve lugar no passado dia 16, com o intuito de «proteger a liberdade de imprensa», dizer «não» às leis repressivas, defender os rendimentos dos trabalhadores do sector e reclamar a libertação de Prabir Purkayastha, fundador e redactor-chefe do portal de notícias Newsclick.

Purkayastha encontra-se na cadeia desde o início de Outubro do ano passado, no contexto de uma vasta operação policial contra o Newsclick, conhecido pela sua linha de esquerda e pela ampla cobertura que deu aos protestos dos agricultores indianos.

Entre os intervenientes esteve Ashok Dhawale, da Samyukta Kisan Morcha (SKM), plataforma que reúne sindicatos e associações de agricultores, que condenou a política de repressão e de «dividir para reinar» exercida pelo actual governo indiano.

Dhawale destacou que, num país desigual como a Índia, onde a riqueza se acumula e cresce a influência das grandes empresas, a resistência popular é cada vez maior, de tal modo que «até a comunicação social dominante é forçada a reconhecê-lo».

O dirigente agrícola foi uma das vozes que expressaram solidariedade ao Newsclick e ao seu fundador, lembrando o papel positivo que tiveram na cobertura das lutas dos agricultores e de outros trabalhadores.

Alerta para a censura e os longos períodos de encarceramento dos jornalistas

Já o presidente do Clube de Imprensa da Índia, Gautam Lahiri, lembrou o contexto das próximas eleições para o Parlamento nacional e exortou os jornalistas a darem as mãos e unirem-se contra os ataques.

Por seu lado, Siddharth Varadarajan, jornalista e editor de The Wire, alertou para o encarceramento prolongado de jornalistas na Índia, tendo-se referido, entre outros, aos casos de Prabir Purkayastha, Asif Iqbal, de Caxemira, ou Siddique Kappan, que esteve na cadeia muito tempo e ainda tem de enfrentar o processo que foi movido contra ele ao abrigo da Lei de Prevenção de Actividades Ilícitas (UAPA, na sigla em inglês), refere o Newsclick.

Varadarajan denunciou a censura na Índia, tendo recordado que, durante a repressão mais recente contra os agricultores – em que foi morta uma pessoa e muitas ficaram feridas –, nem sequer lhes foi permitido enviar tweets ou vídeos.

«A censura perigosa que agora está a ser imposta às redes sociais inclui a eliminação de cerca de 200 a 250 identificadores de redes sociais que cobrem a luta dos agricultores, sob instruções do governo», acrescentou.

Unidade na luta contra as forças antidemocráticas

Outro interveniente, Gautam Modi, da Nova Iniciativa Sindical, disse que os sindicatos são «uma criatura da democracia». «Devemos lutar para construir e defender os nossos sindicatos, se quisermos construir a própria democracia», afirmou, tendo criticado o «triste estado» dos sindicatos nos meios de comunicação social que deixaram os jornalistas «indefesos e sem palavras».

Outros representante sindical, Sankar Lal, dirigentes do Congresso Sindical de Toda a Índia, apelou à luta conjunta e determinada contra as «forças antidemocráticas e fascistas» no país actual.

Operação contra o Newsclick quis assustar

Entre muitos outros participantes no encontro, destacou-se Paranjoy Guha Thakurta, jornalista veterano que enfrenta múltiplos processos por causa das suas investigações. Na ocasião, disse que os raides matinais contra 80 pessoas ligadas ao Newsclick pretenderam ter um «efeito dissuasor» em todos os media.

«A ideia era enviar um aviso a todos os jornalistas», denunciou, alertando ainda que «nenhuma regra foi respeitada quando, nas operações, se apreenderam dispositivos electrónicos, incluindo computadores portáteis, telemóveis, pens e outros equipamentos, sem que estes tenham sido devolvidos».

A escritora Githa Hariharan também abordou a questão, tendo afirmado que os raides e as detenções de Outubro tiveram como objectivo mostrar que todos são vulneráveis.

Em seu entender, o Newsclick foi uma «experiência audaciosa de 15 anos para mudar o país» e «agora está em perigo». «As palavras são as nossas únicas armas, o nosso desejo de comunicar», acrescentou.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui