|anti-imperialismo

JCP eleita para liderar a Federação Mundial da Juventude Democrática

Indicado pela Juventude Comunista Portuguesa, Gonçalo Lopes é agora presidente da Federação Mundial da Juventude Democrática. A eleição, por unanimidade, ocorreu na 21.ª Assembleia Geral da organização, realizada em Windhoek, na Namíbia.

Entre os dias 21 e 25 de Maio, na Námibia, acolhida pela SWAPO Youth League, organização de juventude da South West Africa People's Organisation, ocorreu a 21.ª Assembleia Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) que contou com 78 organizações e de mais de uma centena de delegados do quatro cantos do mundo. 

A reunião magna, que contou com a presença da Presidente da República da Namíbia, Netumbo Nandj-Ndaitwah, situou-se num quadro onde o militarismo e a guerra revestem-se de particular centralidade e, como tal, a unidade e luta anti-imperialista ganham uma importância redobrada. 

Foi dado o contexto e a importância da FMJD, organização histórica na luta da juventude pelo mundo, que a Juventude Comunista Portuguesa (JCP) foi eleita, por unanimidade, a a presidência, para um mandato de quatro anos. 

De acordo com a nota de imprensa enviada pela organização de juventude PCP, o seu representante e agora presidente da FMJD será Gonçalo Lopes, membro do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP. Com 24 anos, o jovem é licenciado em Direito e mestrando em Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Diz a JCP que a sua eleição é o reconhecimento do seu «prestígio internacional» junto de dezenas organizações anti-imperialistas, progressistas, revolucionárias e comunistas, de todo o mundo. A mesmo afirma que «pautará a sua intervenção pela intensificação do trabalho da Federação, pela defesa do seu prestígio internacional, contribuindo significativamente para o alargamento da unidade anti-imperialista e a solidariedade com a luta dos jovens pelos seus direitos e aspirações».

Fundada em 1945, após a derrota do nazi-fascismo, a FMJD é a mais ampla frente juvenil anti-imperialista, que agrega organizações juvenis de todos os continentes e de várias orientações políticas e conta com um percurso ímpar na luta anti-imperialista, anti-colonialista e anti-fascista, pela paz, a cooperação e a solidariedade internacionalista.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui