|Índia

Governo de Kerala entrega novos apartamentos a famílias de pescadores

Dando seguimento a um projecto que visa garantir a segurança e o bem-estar das comunidades piscatórias em Kerala, o governo da Frente Democrática de Esquerda (FDE) inaugurou o complexo de Prathyasa.

Complexo de apartamentos Prathyasa, entregues pelo governo de Kerala aos pescadores em Muttathara (Sul da Índia) Créditos / @pinarayivijayan

Pinarayi Vijayan, ministro-chefe de Kerala, e membros do seu executivo estiveram presentes na cerimónia de entrega das chaves dos 332 novos apartamentos aos beneficiários, esta quinta-feira, em Muttathara, na capital do estado, Thiruvananthapuram.

Na ocasião, o ministro-chefe destacou os múltiplos desafios com que as populações se confrontam na longa costa de Kerala, sujeita à erosão do mar.

«Os pescadores são obrigados a viver perto do mar, o que os torna vulneráveis aos riscos ambientais», disse, lembrando que «o projecto Punargeham foi lançado para fornecer habitação segura a estas comunidades».

O programa Punargeham enquadra-se no âmbito mais vasto do LIFE Mission – um projecto do governo de Kerala (liderado pelo Partido Comunista da Índia – Marxista) que visa construir casas para pessoas sem habitação, recorrendo a fundos estaduais e do governo central.

Com o Punargeham, indica o portal deshabhimani.com, o executivo de Kerala procura dar uma resposta directa à devastação provocada pela subida do nível do mar e pela erosão costeira, com as ameaças consequentes às casas dos pescadores e impactos nos rendimentos das suas comunidades.

Por isso, o novo complexo de apartamentos em Muttathara, cuja construção foi aprovada em Fevereiro de 2022, foi designado Prathyasa (Esperança). Cada apartamento (que teve um custo de construção aproximado de 20 mil euros) inclui uma sala de estar, dois quartos, cozinha e casa de banho.

«Mais uma promessa cumprida aos pescadores»

A propósito da inauguração do complexo, o ministro-chefe de Kerala e dirigente comunista destacou na sua conta de Twitter (X): «Mais uma promessa cumprida aos nossos pescadores.»

«No âmbito do projeto Punargeham, foram entregues 332 apartamentos em Muttathara e mais 16 em Unnial, Tanur», escreveu na rede social. «Estas casas seguras e modernas garantem uma vida digna às famílias costeiras realojadas devido à erosão marinha e ao projecto do Porto Marítimo Internacional de Vizhinjam», acrescentou.

O newindianexpress.com lembra que o programa Punargeham visa reabilitar as famílias que vivem a menos de 50 metros da linha da maré alta e que desde o seu lançamento, em 2019, o governo da FDE concedeu autorizações administrativas no valor de 24,5 mil milhões de rupias (mais de 240 milhões de euros).

Até ao momento, 9104 pessoas mostraram interesse em mudar-se no âmbito do programa, sendo que 4421 famílias receberam aprovação dos comités distritais e 2488 famílias foram realojadas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui