Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Palestina

Forças israelitas matam palestiniano em novo assalto a Jenin

Tropas israelitas mataram, esta madrugada, um palestiniano na cidade de Jenin, na Cisjordânia ocupada, onde também demoliram várias estruturas, incluindo uma escola.

Forças da resistência confrontam a ocupação, em Jenin, durante o raide de 19 de Junho de 2023, que se prolongou por mais de dez horas 
Raide israelita a Jenin, a 19 de Junho de 2023 Créditos / PressTV

De acordo com o Ministério da Saúde, Mustafa al-Kastouni, de 32 anos, foi morto depois de ser atingido a tiro na cabeça, no peito e no abdómen.

O assassinato ocorreu depois de um grande contingente militar israelita ter invadido a cidade de Jenin, no Norte da Cisjordânia, o que, segundo a Wafa, provocou «intensos confrontos com jovens palestinianos».

Fontes locais revelaram à agência estatal que as tropas israelitas fizeram explodir a casa de al-Kastouni e «raptaram» dois palestinianos durante o raide desta madrugada.

Recorde-se que os raides de forças israelitas na Margem Ocidental ocorrem quase diariamente, com o pretexto de deter palestinianos «procurados». As cidades de Jenin e Nablus têm sido particularmente visadas, na medida em que se afirmam como dois bastiões da resistência à ocupação.

Só no mês de Agosto, as forças israelitas mataram pelo menos 14 palestinianos – e mais de 220 desde o início deste ano.

Demolição de estruturas palestinianas

Também esta quinta-feira, as forças israelitas demoliram uma estrutura habitacional em Khirbet Homsa al-Tahta, no Norte do Vale do Jordão, comunicou à Wafa Mu’taz Bsharat.

Trata-se de uma autocaravana que organizações internacionais entregaram a um palestiniano depois de, no mês passado, as autoridades israelitas terem destruído a habitação onde vivia.

A Wafa refere ainda que, também esta quinta-feira, escavadoras israelitas demoliram a única escola da comunidade beduína de al-Qaboun, na aldeia de Kafr Malik, perto de Ramallah, onde tinham aulas cerca de meia centena de alunos.

Dois menores detidos em Jerusalém

Esta quarta-feira, dois menores palestinianos, de 12 e 14 anos, foram detidos por tropas israelitas no Bairro de al-Thawri, na cidade de Silwan (Jerusalém Oriental ocupada).

Ayed Abu Qutaish, responsável da Defense for Children International – Palestine, afirmou que as autoridades israelitas mantêm detidos 160 menores, incluindo 21 em regime de detenção administrativa (sem acusação nem julgamento).

Revelou ainda que, com o assassinato de Qusai Omar Mohammad Suleiman, de 16 anos, em Aqabat Jaber (Jericó), na terça-feira passada, sobe para 40 o número de crianças e adolescentes palestinianos mortos este ano por tropas e colonos israelitas.

Destes, 33 foram mortos na Cisjordânia ocupada e sete na Faixa de Gaza cercada (seis durante a ofensiva militar de Maio último e outro que não resistiu aos ferimentos sofridos nos ataques de Agosto de 2022), explicou.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui