|Caraíbas

Diversidade Cultural nas Caraíbas debatida na Casa das Américas

O VIII Colóquio Internacional Diversidade Cultural nas Caraíbas, promovido pela Casa das Américas, em Cuba, inclui conferências e painéis dedicados à resistência e à criação no contexto da Covid-19.

Casa das Américas, em Havana 
Casa das Américas, em Havana Créditos / Prensa Latina

O evento, com carácter bianual, começou ontem na capital cubana, estando a conferência inaugural, sobre o impacto da Covid-19 nas indústrias culturais, a cargo da professora Jacqueline Laguardia, do Departamento de Relações Internacionais do St. Augustine Campus da Universidade das West Indies, em Trindade e Tobago.

Laguardia, membro da Cátedra de Estudos das Caraíbas Norman Girvan e doutorada em Economia pela Universidade de Havana, tinha como missão analisar a complexidade da vida a nível global e regional ao longo dos dois últimos anos, segundo refere o diário Granma.

Com o encontro, organizado pelo Centro de Estudos do Caribe da Casa das Américas e que decorre até dia 26, serão abordados os novos territórios de participação cultural – tanto físicos como virtuais – que foram explorados por artistas, intelectuais, académicos e agentes culturais nas comunidades, durante a crise epidemiológica.

No mesmo sentido, será dado destaque aos desafios enfrentados pelo sector da Cultura na região, num contexto em que confluíram a crise associada à pandemia, desastres naturais, violência política e falta de recursos, refere a fonte.

Também se integram no encontro painéis centrados na gestão patrimonial e na religiosidade; na criação e no activismo ambiental; e na reformulação das narrativas ecológicas através da fotografia.

Os movimentos sociais e os grupos artísticos, bem como a criação de alianças e redes de solidariedade com vista à gestão da crise serão igualmente objecto de análise e discussão.

De Cuba, estarão presentes elementos do Instituto Superior de Relações Internacionais Raúl Roa, da Universidade de Havana e do Instituto Nacional de Antropologia.

Tópico