|Cuba

«Cuba será sempre a vossa casa», diz Bruno Rodríguez a médicos em Nova Iorque

O ministro cubano dos Negócios Estrangeiros reuniu-se em Nova Iorque com um grupo de médicos dos EUA que se formaram na Escola Latino-americana de Medicina. «Cuba será sempre a vossa casa», disse.

Médicos norte-americanos formados em Havana participam, em Nova Iorque, num encontro com o ministro cubano dos Negócios Estrangeiros Créditos / cubainformacion.tv

O encontro, este domingo, com representantes dos 245 médicos norte-americanos formados em Havana teve lugar na sede da Missão de Cuba junto da ONU e, segundo refere o portal cubainformacion.tv, as emoções estiveram à flor da pele.

Bruno Rodríguez falou-lhes da «ilha mística e guerreira» que conheceram, onde, apesar das grandes dificuldades, os cubanos «não perderam a alegria e o optimismo».

O titular da pasta dos Negócios Estrangeiros explicou-lhes a razão pela qual se encontra em Nova Iorque, à frente da delegação cubana que participa na Semana de Alto Nível do 80.º período de sessões da Assembleia Geral da ONU, bem como as «mensagens e propostas que Cuba traz», com uma voz «firme e coerente a favor do Sul».

Intervieram no encontro vários médicos formados na ELAM, como Jiddou Sirker, que acabou o curso já este ano e falou dessa «importante etapa na sua vida», em que pôde testemunhar «a capacidade de resistência» do povo cubano.

Tal como Sirker, Elicia de los Reyes, que concluiu os seus estudos em 2012, agradeceu a possibilidade que Cuba lhe deu de estudar. Falou do seu grande amor por Cuba e perguntou o que poderiam fazer para apoiar o país que lhes transformou os sonhos em realidade.

ELAM ajuda a formar jovens dos EUA de meios desfavorecidos

Joaquín Morante, pneumologista e intensivista que trabalha actualmente no Bronx (Nova Iorque), também acabou o curso em 2012 na ELAM, tendo falado do orgulho que sente pela Ilha e da formação humanista que os estudantes ali têm.

Nesse sentido, falou da «semente» lançada pela ELAM, instituição fundada a 15 de Novembro de 1999 por Fidel Castro, líder da revolução cubana.

Por seu lado, a pediatra Evelyn Erickson disse que Cuba foi o melhor que lhe podia ter acontecido, e dedicou palavras de carinho a Fidel e ao reverendo Lucius Walker, fundador da organização anti-imperialista Pastores pela Paz e um dos grandes dinamizadores do projecto de formação de médicos norte-americanos em Cuba.

Já Ivan Smiley disse apenas uma frase: «Venho de Houston, Texas, sou o único médico da minha família, graças a Cuba.»

O programa de formação da ELAM insere-se na cooperação Sul-Sul, mas há já vários anos que se alargou a jovens norte-americanos oriundos de famílias e comunidades desfavorecidas, atribuindo-lhes bolsas gratuitas.

«Cuba partilha o que tem, não dá o que lhe sobra», afirmou a este propósito a directora da Pastores pela Paz, Claudia de la Cruz.

O encontro do ministro cubano dos Negócios Estrangeiros, este fim-de-semana, faz parte da sua agenda colateral em Nova Iorque, onde tem previstas reuniões de alto nível com homólogos de diversos países, a participação em eventos multilaterais, um programa bilateral com os EUA e encontros com cubanos emigrantes.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui