Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|China

Com avanços palpáveis, China celebra o primeiro Dia Nacional da Ecologia

O presidente chinês, Xi Jinping, instou a sociedade a proteger o ambiente como bem inestimável, a propósito do primeiro Dia Nacional da Ecologia, instituído em Junho último.

Créditos / China Daily

Xi Jinping pediu a toda a sociedade que promova de forma vigorosa o conceito de «águas claras e montanhas exuberantes» como bens inestimáveis, refere a Xinhua.

O «apelo» do também secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC) foi feito por ocasião do Dia Nacional da Ecologia, que esta terça-feira se assinalou pela primeira vez no país do Extremo Oriente.

A decisão de designar 15 de Agosto como Dia Nacional da Ecologia foi tomada numa sessão do Comité Permanente da XIV Assembleia Popular Nacional, em Junho deste ano.

«A conservação ecológica é de importância vital para o desenvolvimento sustentável da nação chinesa», afirmou Xi, considerando-a «uma questão política importante, que diz respeito à missão e ao objectivo do PCC, bem como uma questão social importante, que diz respeito ao bem-estar público».

«Na nova etapa de construção de um país socialista moderno em todos os aspectos, devem ser feitos esforços com vista a manter a determinação estratégica no avanço do progresso ecológico e promover o desenvolvimento de alta qualidade, em sincronia com a protecção de elevado nível», disse Xi, citado pela Xinhua.

Segundo refere a agência estatal, a propósito do Dia Nacional da Ecologia, o país asiático tem em vigor mais de 30 leis, cerca de 100 regulamentos administrativos e múltiplas normas a nível local centradas na protecção ambiental.

Desde o XVIII Congresso do Partido Comunista da China, em 2012, foram formuladas e revistas 19 leis deste âmbito, que contribuem para a protecção e a construção de sistemas de conservação ecológica.

Também se registaram grandes avanços no que respeita à diminuição das emissões de dióxido de carbono, e a taxa de cobertura de cobertura florestal, segundo refere o China Daily, atingiu os 24%, com 231 milhões de hectares.

A mesma fonte destaca que as autoridades do país, que tem mais de um quarto da sua superfície coberta por desertos e enfrenta problemas graves de desertificação, aprovaram planos para a combater.

A meta é, de acordo com o plano estabelecido, restaurar com pastagens e florestas 6,7 milhões de hectares de áreas desérticas até 2025. Até 2030, prevê-se que o combate à desertificação tenha alcançado uma área de 12,4 milhões de hectares.

Num país onde a poluição do ar continua a ser um problema sério, ontem, Xi pediu que «sejam realizados esforços para promover a transição para métodos de produção e estilos de vida verdes e com baixo teor de carbono, de modo a acelerar o avanço da modernização com harmonia entre a humanidade e a natureza», para «construir uma China bela em todos os aspectos».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui