|teatro

Teatro das Beiras leva Goldoni a Coimbra

A Bela Verdade é a mais recente produção do Teatro das Beiras e vai estar em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra, no próximo dia 29 de Novembro.

Créditos / A Escola da Noite

A apresentação de A Bela Verdade, de Carlo Goldoni, no TCSB surge no âmbito do intercâmbio que a Escola da Noite mantém há vários anos com a companhia Teatro das Beiras, sediada na Covilhã. 

A peça, escrita em 1762, é tida como uma das mais originais e a mais autobiográfica das obras de Carlo Goldoni. Lorano Glodoci, dramaturgo, recebe uma encomenda: actores e empresário pedem-lhe que escreva um argumento «capaz de interessar e motivar o público». Com alguma relutância, o autor aceita. No processo de criação, contudo, é confrontado com as exigências que lhe vão sendo feitas.

O drama «é um quadro de costumes sobre o mundo do teatro, dos artistas, do palco e, simultaneamente, uma reflexão sobre o entendimento e a forma que Goldoni encontra para expor o seu conceito da verdade teatral», lê-se no texto de apresentação do espectáculo.

Com tradução e encenação de Gil Salgueiro Nave, cenografia e figurinos de Luís Mouro e música original de Helder Filipe Gonçalves, esta recente criação do grupo da Covilhã conta com as interpretações de Fernando Landeira, Hâmbar de Sousa, Inês Barros, Roberto Jácome, Sílvia Morais, Susana Gouveia e Tiago Moreira. Sobe ao palco do TCSB na próxima sexta-feira, pelas 21h30.

Tópico