|DIA MUNDIAL DA DANÇA

Setúbal «a dançar» até 16 de Maio

O Município sadino apresenta um extenso programa comemorativo do Dia Mundial da Dança, com espectáculos e actividades para todos os públicos, a partir de hoje e até 16 de Maio. 

Companhia de Dança Contemporânea de Setúbal
Companhia de Dança Contemporânea de SetúbalCréditos / ADN

O programa é desenvolvido no âmbito do Plano de Promoção e Desenvolvimento da Dança para Setúbal, «criado sob a égide de município saudável, com o objectivo de chegar a todos os públicos, independentemente da idade e condição física ou económico-social», lê-se num comunicado da Câmara Municipal de Setúbal. 

As actividades arrancam hoje, dia em que se assinala o Dia Mundial da Dança, com a primeira de duas apresentações do espectáculo comemorativo «Substância Nigra», no Fórum Municipal Luísa Todi.

O bailado, que se repete no dia 30, com início às 20h30, é interpretado pela Pequena Companhia/Little Company, da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, com coreografia de Iolanda Rodrigues e música de Jorge Salgueiro.

Já em Maio, no dia 7, às 20h30, realiza-se um espectáculo de dança oriental, por Catarina Branco Oriental Studio, na Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense.

No dia 15, às 11h, o Cinema Charlot – Auditório Municipal acolhe um encontro organizado pela Associação Oridanza – Cultura em Movimento, dedicado ao tema «Dança para todos: benefícios da dança e impacte dos programas de intervenção social pela dança».

Aulas abertas e com apresentação em palco

As comemorações do Dia Mundial da Dança incluem várias actividades orientadas para a comunidade educativa, desenvolvidas em cooperação com o movimento associativo local e a Câmara Municipal de Setúbal.

Ao longo do mês de Maio vão realizar-se várias aulas abertas, limitadas à lotação dos espaços onde se realizam. Todas as quartas-feiras, a partir das 18h, decorrem as Aulas Dança 55+, da Oridanza – Cultura em Movimento, em versão online e com streaming em directo. 

Nos dias 3 e 5 de Maio, sempre a partir das 17h30, a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal acolhe nas instalações daquela escola sadina aulas de iniciação ao movimento, para crianças dos três aos cinco anos. A mesma academia promove aulas abertas, nos dias 4 e 6 de Maio, para crianças até aos dez anos. 

Seguem-se, no dia 11, às 19h, uma aula de dança clássica, e, no dia 14, às 19h30, outra de dança contemporânea.

O Complexo Desportivo du Bocage realiza uma aula de hip hop no dia 8, às 10h30, no LATI – Centro Comunitário du Bocage, para crianças com mais de oito anos e de participação livre.

Leónia Oliveira conduz uma oficina de danças do mundo no dia 9, às 10h30, nas instalações do Inatel. As participações são gratuitas, mas necessitam de inscrição prévia. 

A 15 de Maio, com início às 10h30, no LATI – Centro Comunitário du Bocage, decorre uma aula gratuita de barra de chão, pelo Complexo Desportivo du Bocage, para maiores de 12 anos.

Aulas de dança coreografadas, para apresentação em palco e destinadas a crianças e jovens dos 8 aos 16 anos de idade, decorrem nos dias 15 e 16 de Maio. A actividade, de participação gratuita e intitulada Restart Dance, desenvolvida pela associação Inspira#Atitude, culmina com a apresentação em palco das coreografias ensaiadas, no dia 16, às 17h, no recentemente inaugurado Auditório Bocage, equipamento polivalente da Junta de Freguesia de São Sebastião. 

Tópico