O concerto EnCanto Sinfónico irá reunir os 11 grupos corais do concelho de Serpa acompanhados por Orquestra Sinfónica, constituída pela Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa e músicos convidados, com arranjos e direcção do maestro Carlos Amarelinho.
No dia 3 de Novembro, serão cerca de 400 participantes no palco do Coliseu dos Recreios, «num momento excepcional para festejar a data e mostrar a força e dinamismo desta expressão cultural identitária que, desde 2014, passou a ser de todo o mundo», lê-se numa nota do Município serpense.
O cante alentejano, um canto colectivo sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 27 de Novembro de 2014.
A candidatura do cante alentejano a Património da Humanidade foi promovida pela Câmara Municipal de Serpa/Casa do Cante, com o contributo da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Casa do Alentejo, em Lisboa, da Confraria do Cante Alentejano e da Moda - Associação do Cante Alentejano. Desde então, Serpa tornou-se um concelho de referência no que toca ao Cante Alentejano.
O «(can)to da (te)rra», que «retrata a ligação umbilical do trabalhador com a terra-mãe», é um canto colectivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, associado geograficamente ao Baixo Alentejo.
Em 2022, o Museu do Cante Alentejano, em Serpa, recebeu o prémio nacional de museografia.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui