Para comemorar quatro décadas de realização do Cortejo Histórico e Etnográfico, o Município de Serpa está a preparar um conjunto de iniciativas que serão transmitidas através dos canais do Município na internet.
A exposição de fotografia da autoria do fotógrafo Fabrice Ziegler, «Gente Daqui – Um olhar sobre o Cortejo Histórico e Etnográfico de Serpa», inaugura o programa de comemorações. A mostra estará disponível a partir de amanhã e até ao dia 30 de Abril, na Praça da República. Também até ao dia 30, mas a partir do dia 7, poderá ser apreciada na Casa do Cante.
A Câmara de Serpa revela que, fruto de um «apelo público» para cedência de fotografias e vídeos de arquivo, serão também partilhadas nas redes sociais do município um conjunto de imagens «que reflectem as quatro décadas de realização, a sua evolução em termos de quadros e de figurantes, de valor histórico e artístico».
Com o intuito de recriar a história, tradição, usos e costumes locais reflectidos no Cortejo, foi produzido um filme documental dirigido pelo encenador serpense João Duarte Costa.
O trabalho será divulgado no dia 4 de Abril e pretende afirmar-se como meio de reflexão «em torno da diversidade e identidade cultural, patente nos inúmeros quadros que constituem o Cortejo Histórico e Etnográfico».