Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|José Saramago

Saramago: Agosto é mês de «centenário» no Brasil

Mês de férias nesta banda do Atlântico, Agosto está repleto de actividades relacionadas com o centenário do nascimento de José Saramago, revela a fundação que tem o nome do escritor português.

Créditos / Notícias ao Minuto

Em Belém do Pará, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, entre os dias 22 e 24, o Colóquio Internacional «José Saramago: Palavra, pensamento, ação». Carlos Reis, professor da Universidade de Coimbra e comissário para o Centenário, será o curador do evento, contando com a ajuda de Simone Neno e Germana Sales, ambas da UFPA.

O encontro, que juntará académicos, editores, jornalistas e historiadores para debater o legado do único escritor de língua portuguesa agraciado com o Prémio Nobel, contará igualmente com a presença da presidente da Fundação José Saramago (FJS), Pilar del Río.

Na capital paulista, no dia 25, o Sesc-São Paulo (SP), em parceria com a editora Companhia e a Fundação José Saramago, promove uma homenagem ao escritor.

No Teatro Paulo Autran, o evento designado «Saramago 100 anos: uma homenagem» conta com a presença de Pilar del Río, do director regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, e do editor Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras – casa que publica a obra de Saramago no Brasil.

Na homenagem, haverá ainda lugar para a leitura de excertos da obra do autor português pelos escritores Milton Hatoum e Andréa del Fuego, e a actriz Zezé Motta, sob direcção de Felipe Hirsh.

Também em São Paulo, no dia 26, será apresentado o livro A Intuição da Ilha, um relato de Pilar del Río que aborda a relação de José Saramago com Lanzarote e o dia a dia do escritor na ilha.

No Rio de Janeiro, entre 30 de Agosto e 1 de Setembro, o Real Gabinete Português de Leitura (RGPL) promove o encontro «À luz da Claraboia: o Centenário de Saramago no Real», em que participam três Prémios José Saramago de Literatura: Ondjaki, Andréa del Fuego e Julián Fuks.

A exposição «Voltar aos Passos que Foram Dados» estará patente no RGPL a partir de 30 de Agosto e também nesse dia será inaugurada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro a mostra «Mulheres Saramaguianas», informa o portal da FJS.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui