|Festa do Avante!

Revolução de Abril no cinema da Festa que visa cumprir Abril

Em nota de imprensa, a Festa do Avante! anuncia que a Revolução de Abril e a construção por um futuro melhor na sua linha do horizonte será o mote para a programação do CineAvante deste ano.

Créditos / festa do avante!

Na múltipla oferta cultural existente na Festa do Avante!, o cinema tem sempre uma palavra a dizer e este ano não é excepção. Em comunicado aos órgãos de informação, foi divulgado o mote para a programação deste ano: a Revolução de Abril. Além do tema haverá espaço para discutir a sua actualidade e é também anunciado que antes de cada filme haverá uma apresentação com a presença dos realizadores dos mesmos, assim como de produtores, actores e outros membros da equipa do filme, assim como de outros convidados especiais.

Sobre a programação em si, a Festa do Avante! destaca para sexta-feira, dia 1 de Setembro, a celebração do quinquagésimo aniversário do 25 de Abril com a exibição de Paredes Pintadas da Revolução Portuguesa (1976), As desventuras do Drácula von Barreto em terras da Reforma Agrária (1977), Cravos de Abril (1976) e Sonhos de uma Revolução (2023).

Paredes Pintadas da Revolução Portuguesa, um filme António Campos, e produzido pela Célula de Cinema do PCP, oferece uma visão sobre a cidade de Lisboa onde as suas paredes e muros foram uma tela para os mais variados murais criados pela Célula dos Artistas Plásticos do PCP. Drácula von Barreto em terras da Reforma Agrária apresenta uma visão satírica sobre a ofensiva ideológica contra a Reforma Agrária, produzido e filmado em plena Festa do Avante! de 1977. Cravos de Abril é um documentário de Ricardo Costa que ilustra a escalada de tensões populares e militares com o governo fascista, mostrando também os sucessivos acontecimentos desde o próprio dia da Revolução até ao 1.º de Maio de 1974. A programação deste primeiro dia encerra com o novo documentário de Pedro Neves, Sonhos de uma Revolução, uma reflexão pessoal sobre as fricções patentes entre o tempo da resistência e combate ao imperialismo e o momento presente.

Já sábado, dia 2 de Setembro, a programação arranca com o filme Sopa Fria (2023), uma curta-metragem realizada por Marta Monteiro. Um filme de animação 2D sobre a violência doméstica, através do uso de uma primeira pessoa ficcional. Natureza Humana (2023) de Mónica Lima é o filme que se segue. Vencedor de dois prémios, tem o contexto pandémico, e consequente crise económica e social, o seu pano de fundo. O dia acaba com o último filme de Marco Martins, o Great Yarmouth - Provisional Figures (2023), que procura focar-se na situação de pobreza endémica em que vivem centenas de emigrantes portugueses numa vila costeira no Reino Unido. 

No último dia de festa, domingo, dia 3 de Setembro, passará o filme Quase me lembro (2023). Uma curta-metragem de animação criado com as técnicas animação 2D e Pintura Sobre Impressão realizado por Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima que se foca na personagem de uma mulher que deambula por entre a impermanência das suas memórias de infância, tentando reconstruir a história da casa onde viveu o seu avô. Para encerrar, será exibido o filme Entre Ilhas (2021), realizado por Amaya Sumpsi, um documentário que contempla o contributo oral de diversos testemunhos sobre a história da navegação marítima entre as várias ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores num período antecessor à nova lógica do transporte aéreo low-cost.

Nas manhãs de sábado e domingo não faltarão as sessões de cinema infantil em parceria com o programa Monstrinha da MONSTRA com o melhor do cinema de animação para os mais novos e com filmes de todo o mundo. Já nas tardes de sábado e domingo haverá oficinas de cinema de animação recorrendo à técnica de stop motion, podendo os participantes ver o filme resultante projectado no ecrã do CineAvante.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui